Em relação aos agregados macroeconômicos, a seus relacionam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403125 Economia
Em relação aos agregados macroeconômicos, a seus relacionamentos e ao sistema de contas nacionais, julgue os itens subsecutivos.

Sob a ótica das contas nacionais, a compra de uma casa ou de um carro é tratada como investimento, pois tais bens fornecem serviços por um longo tempo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.

Para simplificar com dois exemplos:

Ao comprar um carro zero,. você esta fazendo um investimento, porque gira toda a cadeia produtiva, como a compra de peças, pintura, montagem e outros serviços indiretos; por outro lado, ao comprar um carro usado nada mais é do que fazer troca no cartório / detran.

No segundo exemplo é a da casa, que segue a mesma linha de entendimento do exemplo acima. Ao fazer uma casa desde o terreno esta girando a economia e com isso temos o investimento; ao passo que ao comprar uma casa pronta só geramos uma escritura no cartório e regularizamos na prefeitura.

Gabarito E


Investimento é a aplicação  de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, alongo prazo).

Num sentido amplo,o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.

Em sentido estrito,em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que  levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.


Cuidado, galera. Acho que não é bem isso. Para a Economia, compra de carro (ou casa) é consumo, e não investimento, independentemente se é novo ou usado. Se for novo, é consumo; se for usado, é apenas troca de bens entre as famílias. Além disso, investimento não se confunde com aplicação financeira, tanto que, quando há aumento da taxa de juros, eles tem efeitos contrários: há diminuição de investimento e aumento de aplicação financeira. Logo, investimento é somente gastos com equipamentos, infraestrutura, máquinas; ou seja, algo que gere mais riquezas, mais produção, por meio dos bens de capital. Por isso, o que há de se aproveitar, na minha opinião, dos comentários abaixo, é apenas o trecho:

Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.

FALSO. Em Economia, investimento é o acréscimo do estoque físico de capital (e o capital é o conjunto de bens de que dispõem as empresas para produzir). Ou seja, a compra de uma casa ou de um carro não é considerado investimento por  não haver aumento de produção na economia.

Carro novo ou usado? Casa nova ou velha? Não sabemos!

Gabarito: ERRADO.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo