A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos o...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
A questão aborda a estruturação da educação profissional e tecnológica no Brasil, que segundo a legislação vigente, deve integrar-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e considerar as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve a compreensão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especialmente no que tange à organização da educação profissional e tecnológica.
Para justificar por que a alternativa E é a correta, vamos analisar o que diz a legislação. De acordo com a LDB, os cursos de educação profissional técnica de nível médio podem sim ser organizados por eixos tecnológicos, mas a legislação não obriga que todos os cursos sejam estruturados dessa forma. A possibilidade de construir diferentes itinerários formativos é um aspecto de flexibilidade presente na LDB, mas não é uma exigência. Portanto, ao afirmar que os cursos de educação profissional técnica de nível médio deverão ser organizados por eixos tecnológicos, a alternativa E apresenta uma informação incorreta, tornando-a a resposta certa para a questão que solicita a marcação da alternativa incorreta.
É importante que você, enquanto se prepara para concursos, se familiarize com a LDB e as normativas relacionadas à educação profissional e tecnológica, pois esses documentos são a base para a compreensão da estrutura e das diretrizes que regem essa modalidade de ensino no país.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta - E
RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 (*)
Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Profissional Técnica de Nível Médio
Artigo 3º
§ 2º Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são
organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis,
diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições
educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade de
Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Gab. Letra E
De acordo com RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 (*) que Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
§ 2º Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Os cursos de educação profissional técnica de nível médio deverão (PODERÃO) ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos.
e) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio deverão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos.
LDB
ART 39
§ 1º Os cursos de educação profissional técnica de nível médio PODERÃO ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo