Em tema de Poder Constituinte Originário, é INCORRETO afirma...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Ela afirma que o Poder Constituinte Originário é limitado pelas normas expressas e implícitas do texto constitucional vigente, o que é incorreto. O Poder Constituinte Originário é, por definição, ilimitado, autônomo e incondicionado.
Para entender o porquê dessa alternativa ser a incorreta, é importante compreender o conceito de Poder Constituinte Originário. Este poder é responsável por criar uma nova Constituição, e ele o faz de forma autônoma porque não se submete a qualquer ordenamento jurídico anterior. Além disso, ele é dito ilimitado porque não encontra barreiras jurídicas que limitem seu alcance na criação de uma nova Carta Magna. Ele também é incondicionado, significando que não precisa seguir nenhum procedimento pré-estabelecido para a elaboração da Constituição.
Em contraste, o Poder Constituinte Derivado, que é o poder de alterar a Constituição, esse sim está sujeito a limitações e condições previstas na própria Constituição. Portanto, afirmar que o Poder Constituinte Originário está limitado por normas do texto constitucional vigente confunde a natureza do poder originário com a do poder derivado.
Esse conceito é fundamental para o estudo do Direito Constitucional, em especial no que se refere à Teoria da Constituição, pois trata da formação do documento jurídico-político mais importante de um Estado. Compreender corretamente a natureza do Poder Constituinte Originário permite entender como se dá a fundação dos ordenamentos jurídicos e as condições de legalidade e legitimidade das normas constitucionais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo