Dentre as palavras a seguir, aquela que é comum de dois gêne...
Leia o texto para responder às questões de 1 a 5.
Microplásticos são descobertos pela 1ª vez em vestígios arqueológicos
Dezenas de partículas de plástico foram encontradas em coletas atuais e em amostras extraídas do solo na década de 1980 em dois sítios arqueológicos em York, Inglaterra
Nos últimos anos, uma série de estudos têm evidenciado a presença de microplásticos no oceano, no ar e até mesmo no organismo humano. Agora, pesquisadores descobriram que esses pequenos materiais estão contaminando também vestígios arqueológicos retirados do solo.
Uma pesquisa publicada em 1º de março na revista Science of The Total Environment identificou em coletas de solo 66 partículas de 16 tipos de polímeros de microplástico. “O que antes se acreditava serem depósitos arqueológicos puros, prontos para investigação, estão, na realidade, contaminados por plástico”, afirma em comunicado o arqueólogo John Schofield, da Universidade de York, no Reino Unido.
Os microplásticos são partículas de plástico com tamanho entre 1 micrômetro (milésimo de milímetro) e 5 milímetros. A sua origem é diversa: podem estar em itens de higiene pessoal, cosméticos, garrafas PET, celulares e roupas.
Os pesquisadores analisaram amostras de dois períodos: as mais antigas são datadas dos séculos 1 ou 2 e foram retiradas do solo na década de 1980, em dois sítios arqueológicos de York, a uma profundidade de mais de 7 metros. Já as demais foram coletadas na contemporaneidade em regiões próximas de onde ocorreram as escavações no passado.
“Nós pensamos nos microplásticos como um fenômeno moderno, já que só temos ouvido falar deles nos últimos 20 anos”, contextualiza David Jennings, pesquisador da Universidade de York.
Ele explica que há duas décadas, no ano de 2004, o professor Richard Thompson revelou que microplásticos estavam em águas marítimas desde 1960, em decorrência da grande produção de plástico após a Segunda Guerra Mundial.
“Esse novo estudo mostra que as partículas se infiltraram em depósitos arqueológicos. E, como no caso dos oceanos, isso provavelmente está acontecendo há um período similar, considerando que partículas foram encontradas em amostras de solo retiradas e arquivadas em 1988, de Wellington Row, em York”, sugere Jennings.
Os achados inéditos levantam questionamentos sobre o impacto dos microplásticos em materiais estudados por arqueólogos. Acredita-se que essas partículas podem afetar a química do solo e prejudicar a preservação de resquícios importantes.
Assim, surge uma dúvida: será que preservar amostras arqueológicas in situ continua sendo a abordagem mais adequada? “Daqui para frente, tentaremos descobrir até que ponto essa contaminação compromete o valor de evidência desses depósitos e qual a sua importância nacional”, comenta Schofield.
Revista Galileu. Disponível em <https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueo logia/noticia/2024/03/microplasticos-saodescobertos-pela-1a-vez-em-vestigiosarqueologicos.ghtml>
Dentre as palavras a seguir, aquela que é comum de dois gêneros é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão para entender o que ela pede e como podemos resolvê-la efetivamente. O tema central da questão é a identificação de palavras que são comuns de dois gêneros. Isso significa que a palavra não muda de forma quando se refere a um homem ou a uma mulher. Por exemplo, "o estudante" e "a estudante".
Alternativa Correta: A - reles
A palavra "reles" é um adjetivo comum de dois gêneros, ou seja, não muda de forma quando utilizada para descrever algo no masculino ou feminino. Por exemplo, podemos dizer "um carro reles" ou "uma casa reles".
Examinando as outras alternativas:
B - mestre: Embora "mestre" seja usado para ambos os gêneros, existe a forma "mestra" para o feminino, que é usada em alguns contextos. Portanto, ele não é estritamente comum de dois gêneros.
C - pagão: A forma feminina de "pagão" é "pagã". Assim, esta palavra não é comum de dois gêneros.
D - étnico: Similarmente, a forma feminina é "étnica". Portanto, também não é comum de dois gêneros.
E - binário: A forma feminina de "binário" é "binária", o que indica que não se trata de uma palavra comum de dois gêneros.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
por eliminação:
o mestre--- A mestra
o pagão --- A pagã
o étnico --- A étnica
o binário--- A binaria
CHAT GPT - A palavra "reles" é um adjetivo que significa algo que é considerado de pouco valor, desprezível ou insignificante. Pode ser usado para descrever pessoas, coisas ou atitudes que são consideradas triviais ou sem importância. Por exemplo, alguém pode dizer que um ato foi "reles" para indicar que foi mesquinho ou indigno
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo