A estrutura de uma empresa, bem como seu funcionamento, dep...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa D - Estilo de administração.
Vamos entender melhor o assunto abordado na questão:
Em Administração Geral, especialmente na área de Organizações, Sistemas e Métodos (OSM), é fundamental compreender como a estrutura organizacional de uma empresa se relaciona com o ambiente externo. A análise externa, também conhecida como análise ambiental, envolve a identificação de diversos fatores que podem influenciar a organização e seu posicionamento no mercado.
Os principais fatores externos que impactam uma organização incluem:
- Concorrentes: Empresas que oferecem produtos ou serviços similares e disputam o mesmo mercado.
- Consumidores/clientes atuais: Aqueles que já compram ou utilizam os produtos ou serviços da empresa.
- Consumidores/clientes potenciais: Indivíduos ou empresas que ainda não são clientes, mas têm potencial para se tornarem.
- Fornecedores: Empresas ou indivíduos que fornecem insumos, materiais e serviços necessários para a produção dos produtos ou serviços da empresa.
O estilo de administração, por outro lado, está relacionado a como a gestão é conduzida internamente na organização. Ele envolve a cultura organizacional, a liderança, as políticas internas e os métodos de administração adotados pela empresa. Portanto, é um fator interno e não faz parte da análise externa.
Portanto, a questão pedia para identificar o fator que não faz parte da análise externa à organização. A Alternativa D - Estilo de administração está correta porque o estilo de administração é um elemento interno, enquanto os outros mencionados (concorrentes, consumidores/clientes, e fornecedores) são fatores externos que influenciam a empresa.
Espero que essa explicação tenha sido útil para entender a questão e o tema abordado. Fique à vontade para perguntar se tiver mais dúvidas!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Alternativa D
Concorrentes, clientes atuais, clientes potenciais e fornecedores são fatores da análise externa pois são INCONTROLÁVEIS. Eu não posso obrigar um concorrente a abaixar o preço por exemplo, também não posso obrigar um cliente atual a comprar sempre comigo e tampouco convencer um cliente potencial a vir pro meu time, também não posso obrigar fornecedores a abaixar o preço.
Por outro lado, o estilo de administração da minha empresa eu posso definir, por este motivo é um fator interno e CONTROLÁVEL.
Referência na literatura:
"...Força e fraqueza, por se tratar de variáveis do plano interno, são variáveis controláveis, ao passo que ameaças e oportunidades, por se tratar do plano externo, são variáveis incontroláveis. Gravem isso, é muito importante! Vamos elucidar tudo isso de forma mais prática.
...Quando a empresa está com o seu maquinário velho e/ou quebrado, estamos falando de um ponto fraco. É uma fraqueza porque está na própria organização (plano interno) e é uma variável controlável, haja vista que as máquinas podem ser consertadas ou trocadas. Já na ameaça, poderíamos usar como exemplo o nascimento de uma empresa concorrente. Ora, ela está no plano externo e eu não posso controlar o seu nascimento, nem a sua qualidade, nem o seu tamanho... Sendo assim uma variável incontrolável.
...Agora vamos comentar um pouco sobre cada ponto da análise SWOT e mencionar outros exemplos. Pontos Fortes estão relacionados a forças que diferenciam a empresa de seus concorrentes ou a deixe em vantagem competitiva. Pode ser Fábrica altamente tecnológica, funcionários bem treinados, clientes fiéis, ter uma marca de renome, possuir uma cadeia de suprimentos ótima... Já os Pontos Fracos são exatamente o oposto, são aspectos que deixam a empresa em alguma desvantagem; por exemplo, funcionários desmotivados, diretoria incompetente, logística ineficiente. Perceberam que esses fatores podem ser melhorados né? Ou seja, podem ser controlados. Uma equipe de funcionários pode ser treinada, uma logística pode ser repensada, uma diretoria pode ser trocada, equipamentos podem ser trocados, e assim por diante! Agora vamos estudar os aspectos incontroláveis, que dizem respeito ao ambiente externo. Oportunidades são situações do ambiente externo que possam ajudar a organização, como por exemplo o nascimento de uma lei que favoreça a venda dos produtos que sua empresa venda, ao passo que as ameaças são situações do plano externo que possam prejudicar a sua empresa, como por exemplo o surgimento de concorrentes, a escassez de fornecedores ou o nascimento de uma lei que possa prejudicar a sua empresa; à primeira vista, não se tem muito o que fazer, pois são variáveis incontroláveis."
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
A - ERRADO - Concorrentes. MICROAMBIENTE - INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO NEGÓCIO - VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS.
B - ERRADO - Consumidores/clientes atuais. MICROAMBIENTE - INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO NEGÓCIO - VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS.
C -ERRADO -Consumidores/clientes potenciais. MICROAMBIENTE-INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO NEGÓCIO-VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS.
D - CORRETO - Estilo de administração. ANÁLISE INTERNA - VARIÁVEL CONTROLÁVEL
E - ERRADO - Fornecedores. MICROAMBIENTE - INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO NEGÓCIO - VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS.
GABARITO ''D''
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo