Antes de mais, esclareçamos que não são as escolas as respo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2289134 Pedagogia
Antes de mais, esclareçamos que não são as escolas as responsáveis pelas transformações do espírito da sociedade. As escolas são como os romancistas, também acusados de corromperem a sociedade. Elas, como eles, refletem, tão somente, o que já vai pela própria sociedade.
Adaptado de TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

Para este autor, dado o que é afirmado no trecho acima, cabe ao pensamento educacional
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - adequar o funcionamento da escola em todos os seus níveis ao ritmo e às exigências de cada momento histórico.

Ao analisarmos a questão, percebemos que o pensamento do educador Anísio Teixeira é central para o entendimento do papel da escola na sociedade. Ele defende a ideia de que a escola reflete as transformações da sociedade, ao invés de ser a responsável direta por essas mudanças. Dessa forma, o pensamento educacional deve estar alinhado com o contexto histórico e cultural em que a escola está inserida. Isso implica em um processo de constante adaptação e revisão dos métodos, objetivos e conteúdos do ensino para que esteja em sintonia com as necessidades e características da sociedade em que se vive.

A alternativa B é correta porque está em harmonia com o que Anísio Teixeira expressa em sua obra. O autor sugere que o pensamento educacional deve se adaptar ao momento histórico, reconhecendo a escola como um reflexo da sociedade que a cerca. Portanto, é fundamental que a educação considere as mudanças culturais, sociais e tecnológicas, para que possa atender às demandas emergentes e contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes no mundo atual.

Esta questão exige do candidato conhecimentos sobre as teorias da educação e a compreensão do papel da escola na sociedade, bem como uma interpretação crítica da filosofia educacional de pensadores como Anísio Teixeira. É essencial que o educador, neste contexto, reconheça a necessidade de uma prática pedagógica que esteja em constante atualização, acompanhando os fluxos de transformação cultural e social do seu tempo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito "b"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo