De acordo com as exigências da norma-padrão da língua portu...
Disponível em:<https://digitalks.com.br/artigos/privacidade-digital-quais-sao-os-limites>
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
➥ Basicamente, pessoal, a questão quer que você passe da voz passiva analítica para a sintética. Veja um Exemplo:
- Voz passiva analítica: Casas são vendidas.
- Voz passiva sintética: Vendem-se casas.
Eu penso assim para diferenciar uma da outra: A analítica é uma análise que você faz da frase. Então ela será maior que a sintética. Já a sintética é pequenininha, uma síntese, um resuminho da frase, logo ela é menor que a analítica. rsrs
Ah! Só não pode bobear nestes casos também:
"Precisa-se de empregados" ou "precisam-se de empregados"? "Trata-se de questões"ou "Tratam-se de questões"? (este aqui cai direto na Vunesp e na FCC!!).
→ Aqui, o correto é o primeiro exemplo de cada frase. Veja que você não consegue passar estas frases para a analítica (para fazer a análise), como no exemplo da questão: De empregados são precisados?? De questões são tratadas? rsrs Sem sentido, né? Então o correto é: "Precisa-se de empregados"; "Trata-se de questões". Nestes casos o sujeito é indeterminado.
Vamos dar uma olhada na questão:
a) Para entender o público das plataformas digitais, analisaram-se, durante dez semanas, o comportamento de jovens considerados viciados em aplicativos.
→ Errado. O que se analisou durante dez semanas? O comportamento de jovens. O comportamento foi analisado. Se aqui o verbo ficou no singular, lá também deverá. O correto é "analisou-se o comportamento".
b) Em grupos de jovens usuários de redes sociais, constataram-se inúmeras situações de dependência crônica do uso de aparelhos celulares.
→ Correto. Pessoal, o que se constatou? Inúmeras situações. Inúmeras situações foram constadas. Sujeito no plural, verbo no plural, certo? rsrs.
c) Nos serviços de ouvidoria das empresas de comunicação, atendem-se a reclamações de todos os tipos sobre falhas nas conexões telefônicas.
→ Errado. Aqui o sujeito é indeterminado. Tente passar para a voz passiva analítica: A reclamações são atendidas?? Não faz sentido, como nos exemplos que citei anteriormente. O correto é: "Atende-se a reclamações."
d) Nas análises sobre privacidade dos usuários, atribuem-se corretamente aos aplicativos de conversas a maior responsabilidade pela situação atual.
→ Errado. O que se atribui aos aplicativos? A maior responsabilidade. A maior responsabilidade é atribuída aos aplicativos. O correto é: "atribui-se a maior responsabilidade"
e) Com base em dados estatísticos, estimam-se que os jovens sejam os maiores responsáveis pela navegação nas redes sociais.
→ Errado. O que se estima? Que os jovens sejam os maiores responsáveis pela navegação. Estima-se ISSO (que os jovens...). Aqui temos um sujeito oracional iniciado pela conjunção integrante (que). Nestes casos, o verbo deverá permanecer no singular. Estima-se ISSO. ISSO é estimado.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Quer clarear um pouco a mente a respeito de sujeito oracional
Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=c9V5SubuD3w&ab_channel=CursoPraPassar
DÚVIDA?
COLOCA NA VOZ PASSIVA ANALÍTICA E TESTE A CONCORDÂNCIA..
constataram-se inúmeras situações de dependência crônica do uso de aparelhos celulares..
inúmeras situações de dependência crônica do uso de aparelhos celulares FORAM CONSTATADAS..
Perfeito, Lucas
nos casos em que o "SE" funcionar como índice de indeterminação como é o caso da letra C e D ou se o "SE" encabeça um sujeito oracional como é o caso da letra E os verbos ficam na terceira pessoa do singular !
ESTUDEM! ENQUANTO SEU CARRO ESTIVER PARADO NO TRÂNSITO....! BOTA PRA REABRIR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo