A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, institui o Sistema ...
As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas, sendo as Unidades de Proteção Integral e as Unidades de Uso Sustentável. O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na referida Lei. O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Assinale a alternativa que define corretamente Reserva Extrativista.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
A questão aborda o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído pela Lei nº 9.985/2000. Este sistema é essencial para a preservação ambiental no Brasil, dividindo as unidades de conservação em dois grupos principais: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. A pergunta foca especificamente na definição de uma Reserva Extrativista, uma categoria pertencente ao grupo de Unidades de Uso Sustentável.
Justificativa para a alternativa correta:
Alternativa E: Esta opção descreve corretamente uma Reserva Extrativista como uma área utilizada por populações tradicionais que vivem do extrativismo e atividades complementares como a agricultura de subsistência e a criação de animais de pequeno porte. Os objetivos fundamentais são proteger o modo de vida e a cultura dessas populações, além de garantir o uso sustentável dos recursos naturais. Esta definição está de acordo com o Art. 18, §1º da Lei nº 9.985/2000.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Esta definição se refere a uma Floresta Nacional, que tem como objetivo o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Não se aplica a uma Reserva Extrativista, que é focada no extrativismo por populações tradicionais.
Alternativa B: A descrição corresponde a uma Área de Proteção Ambiental (APA), que é uma unidade de conservação de uso sustentável, mas não se limita a atividades de extrativismo e subsistência. As APAs são usualmente áreas extensas com grau de ocupação humana.
Alternativa C: Esta opção descreve uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), que são geralmente de pequena extensão e sem ocupação humana significativa, visando a conservação de ecossistemas naturais. Não diz respeito às características de uma Reserva Extrativista.
Alternativa D: A descrição se assemelha à categoria de Reserva de Desenvolvimento Sustentável, que é voltada para populações tradicionais, mas não detalha o aspecto do uso específico do extrativismo como modo de subsistência, foco principal da Reserva Extrativista.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab E
Lei 9.985/00
Art. 18
A RESERVA EXTRATIVISTA é uma área utilizada por POPULAÇÕES EXTRATIVISTAS
TRADICIONAIS, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na
agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como OBJETIVOS
BÁSICOS proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso
sustentável dos recursos naturais da unidade.
A) Floresta Nacional: Art. 17. A Floresta Nacional é uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
B) Art. 15. Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
C) Art. 16. A Área de Relevante Interesse Ecológico é uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
D) Art. 20. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.
E: GABARITO.
É a quarta vez que respondo essa questão, estão muito repetidas
Reserva Extrativista (RESEX).
Características:
- Área protegida de domínio público.
- Destinada ao uso sustentável dos recursos naturais por populações extrativistas tradicionais.
- As RESEX são criadas por lei federal.
- Possuem um plano de manejo que define as regras de uso da área.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo