Assinale a alternativa que indica um método de contr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403909 Arquivologia
Assinale a alternativa que indica um método de controle ativo de condições ambientais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Utilização de sistema de ar-condicionado.

A questão aborda métodos de controle das condições ambientais em arquivos, focando tanto em métodos ativos quanto passivos de conservação e preservação de documentos.

Para resolver essa questão, é importante entender que os métodos de conservação ambiental podem ser divididos em ativos e passivos. O controle ambiental ativo envolve o uso de tecnologias que permitem ajustes automáticos e constantes do ambiente, enquanto o controle ambiental passivo envolve a construção e design do espaço para manter condições estáveis de maneira natural.

Justificando a alternativa correta:

A alternativa E está correta porque a utilização de sistema de ar-condicionado é um método de controle ambiental ativo. Esses sistemas permitem o ajuste preciso da temperatura e umidade, essenciais para a preservação de documentos. Eles são capazes de manter condições estáveis mesmo quando há variações externas, oferecendo uma proteção eficiente e contínua.

Justificando as alternativas incorretas:

A alternativa A menciona a escolha adequada dos materiais de revestimento. Embora seja importante para a conservação de documentos, trata-se de um método passivo, pois depende da seleção inicial dos materiais e não permite ajustes contínuos das condições ambientais.

A alternativa B refere-se ao uso de brise-soleil nas fachadas da edificação, o que também é um método passivo. Os brise-soleil ajudam a controlar a incidência de luz solar e, consequentemente, a temperatura interna, mas não ajustam automaticamente as condições ambientais.

A alternativa C fala sobre a definição do melhor mecanismo de abertura de janelas, que é um método passivo de controle ambiental. Essa abordagem pode ajudar na ventilação natural e controle da umidade, mas não oferece o controle contínuo e preciso como os sistemas ativos.

A alternativa D menciona a melhor orientação geográfica da edificação, o que é um aspecto de planejamento arquitetônico. Embora importante, trata-se de um método passivo, já que se baseia na localização e design fixo do edifício.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E.

Agentes Danosos aos Documentos: 

Os agentes exteriores que danificam os documentos podem ser classificados, de forma didática, em três grandes grupos:

1) Agentes físicos (luminosidade, temperatura e umidade); 2) Agentes químicos (poluição atmosférica, tintas, gordura e objetos metálicos); 3) Agentes Biológicos (insetos, micro-organismos, roedores e humanos).


Fonte: Arquivologia Facilitada  - Leonardo Reis e João Tiago Santos

Alguém pode explicar o que seria um método de controle ativo?

GABARITO E

Segundo Toledo (2010) os três tipos de controle ambiental que podem ser realizados no macroclima são os seguintes: o passivo, o mecânico (ativo) e o híbrido.

O controle ambiental passivo também pode ser chamado de manual ou natural. É realizado em prédios velhos, com vidraças e forma natural de ventilação. Conforme Toledo (2010): O controle da luz natural, da ventilação e da chuva é feito através do edifício (materiais e detalhes construtivos), ou melhor, por meio da abertura e fechamento de janelas e portas, de acordo com a estação do ano ou a hora do dia. (TOLEDO, 2010, p. 74).

O controle ambiental mecânico também pode ser denominado de ativo, forçado ou artificial, tendo ou não automatização, e é executado por máquinas, que vão de pequenos equipamentos de janelas a grandes núcleos de água frígida, movidos por circuladores de ar e condensadores. Esses aparelhos são utilizados em prédios novos, construídos com cimento, tijolo e vidro. São vedados, pois só assim é possível atenuar as infiltrações e o gasto de energia, e só devem ser empregados quando exaurirem-se todas as possibilidades do controle passivo. (TOLEDO, 2010) Compete mencionar que o ar condicionado, o aquecimento de conservação, a desumidificação são modelos de controle ambiental ativo.

O controle ambiental híbrido pode ser designado de alternativo ou customizado. Ressalta-se que há um grande número de pessoas usando esse meio, visto que a junção do controle mecânico (ativo) e passivo pode trazer soluções mais eficientes e sustentáveis. (TOLEDO, 2010)

Toledo menciona a importância do uso do controle híbrido nas coleções e nos edifícios quando diz que:

Esse controle é adequado às características e necessidades físicas da coleção e do edifício; sua operação pode ser automática, controlada por sensores de temperatura e umidade relativa, através de um controlador programável, ou PLC (programmable ogic controller); e tem uso intermitente (intervalado), apenas quando as variáveis climáticas ultrapassam determinada faixa de segurança, previamente definida, de acordo com as necessidades físicas da coleção e do edifício. (TOLEDO, 2010, p. 74) 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo