A charge acima pode ser a ilus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q588595 Português
                              Imagem associada para resolução da questão

A charge acima pode ser a ilustração de: 


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão muito subjetiva!!! A meu ver, poderia ser qualquer alternativa, exceto a letra "C".

O gabarito da banca foi a letra "B", mas eu discordo.

Comentário do Professor Fernando Pestana

"Gabarito: A. Apesar de não enxergar exatamente o que está na mão do personagem (parece que ele está jogando algo fora - talvez celulares velhos, enquanto que outros novos o cutucam, sugerindo que ele deve adquiri-los) por causa da foto que me mandaram da prova, creio que a melhor leitura, até por eliminação, seja a do consumismo exagerado. (Nível médio.)

Comentário sobre o gabarito preliminar: a banca considerou a letra B como gabarito. Observe que a banca não criou a questão, ela copiou de um site: http://diplomatique.org.br/artigo.php?id=1489. Contestável"... 

Questão confusa, mas creio que o gabarito esteja correto. Tendo em vista o planejamento que o personagem tem de adquirir próximos aparelhos quando os que ele possuiu quebraram ou já não prestam.

Acho que a obsolescência planejada colocada na alternativa vem da empresa, que já fabrica produtos com curto prazo de durabilidade pra que as pessoas constantemente os substituam, daí a fila colocada na charge de outros celulares esperando sua vez de quebrar rsrs. Mas concordo com o Sapo, questão subjetiva demais! 

Colegas, as alternativas A e E (que qualificam o sujeito) somente fariam sentido se o indivíduo ilustrado na charge demonstrasse alguma feição típica de hiperconsumidores ou dependentes tecnológicos, tais como ansiedade, hiperatividade, desejo e satisfação com o descarte e a nova aquisição. Ao contrário, vemos um indivíduo aparentemente lúcido mas desiludido, descartando um produto, na iminência de adquirir outro, aparentemente igual aos demais. A partir da semelhança entre os produtos infere-se que não há tecnologia nova sendo implementada, portanto a letra D também vai embora. Mais claro ainda é que não há crítica a qualquer situação econômica, seja do indivíduo, seja do mercado. Letra C cai. Por fim, a crítica se estabelece no cenário em que o indivíduo descarta um produto que aparentemente virou sucata para adquirir novos, em sequência. Fato este bastante reconhecido no mercado de eletrônicos em que qualquer pequeno upgrade vira motivo para substituição de um produto por outro "melhor". É a chamada obsolescência planejada, artifício usado pelas empresas para maximizar seus lucros. Gabarito letra B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo