No que tange à desapropriação e à servidão, analise os iten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156542 Direito Administrativo
No que tange à desapropriação e à servidão, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal.
II – O dono do prédio serviente poderá embaraçar o exercício legítimo da servidão.
III – Será exigida autorização legislativa para a desapropriação dos bens de domínio dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal pela União e dos bens de domínio dos Municípios pelos Estados, sem exceções.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre desapropriação e servidão, que são institutos do Direito Administrativo. O tema central aqui é entender as condições e procedimentos para desapropriação e as regras sobre servidão, conforme previsto na legislação brasileira.

Alternativa Correta: A - Apenas o item I está correto.

Justificativa do Item I: O item I está correto porque a desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, deve seguir um procedimento legal que exige justa e prévia indenização em dinheiro. Isso está de acordo com o artigo 5º, inciso XXIV, da Constituição Federal de 1988. Existem exceções previstas na própria Constituição, como a desapropriação para reforma agrária, onde a indenização pode ser feita em títulos da dívida agrária.

Por que o Item II está incorreto: O item II está incorreto porque o dono do prédio serviente não pode embaraçar o exercício legítimo da servidão. A servidão constitui um direito real que impõe uma obrigação ao proprietário do prédio serviente, de modo a permitir que o prédio dominante se beneficie da servidão. O Código Civil estabelece que o proprietário do prédio serviente deve respeitar esse direito.

Por que o Item III está incorreto: O item III está incorreto ao afirmar que é sempre exigida autorização legislativa para desapropriação de bens de domínio dos Estados, Municípios e Distrito Federal pela União, e dos Municípios pelos Estados, "sem exceções". A legislação não requer autorização legislativa para todos os casos, pois a União pode desapropriar bens de outros entes federativos quando houver interesse nacional, sem a necessidade de autorização expressa para cada caso.

Ao resolver questões como esta, é importante focar no conhecimento dos artigos constitucionais e legais pertinentes, além de entender a lógica dos direitos reais e da desapropriação. A prática frequente e a leitura atenta dos textos legais são essenciais para melhorar sua interpretação e resolução de questões de concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa 3: há exceção à exigência de prévia autorização, egislativa no art.2°,par. 2-A, DL 3365/41, que é hipótese de acordo entre os entes federativos sobre respectivas responsabilidades financeiras sobre pagamento de indenizações.

 Correto: A lei estabelece o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, conforme a Constituição Federal.

II – Incorreto: O dono do prédio serviente não pode embaraçar o exercício legítimo da servidão, pois isso é um direito real que limita a propriedade do prédio serviente em favor do prédio dominante.

III – Incorreto: A desapropriação de bens de domínio dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal pela União, e dos bens de domínio dos Municípios pelos Estados, pode ocorrer, mas pode haver exceções conforme previsto em lei específica ou Constituição.

Item I – Correto

A Constituição Federal prevê que a desapropriação deve seguir um procedimento definido em lei e exige indenização justa, prévia e em dinheiro, salvo exceções como desapropriação para reforma agrária (art. 5º, XXIV, da CF).

Item II – Errado

A servidão é um direito real que permite o uso de um imóvel para um fim específico (como passagem de energia elétrica). O dono do imóvel não pode impedir esse uso, desde que seja legítimo.

Item III – Errado

A regra geral exige autorização legislativa para que um ente federativo desaproprie bens de outro, mas há exceções. Por exemplo, a União pode desapropriar bens de Estados ou Municípios para fins de defesa nacional sem precisar dessa autorização.

Alternativa correta: Letra A (Apenas o item I está correto).

Fonte: ChatGPT

II - CC. Art. 1.383. O dono do prédio serviente não poderá embaraçar de modo algum o exercício legítimo da servidão.

III - DL. 3.365/41. § 2º Será exigida autorização legislativa para a desapropriação dos bens de domínio dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal pela União e dos bens de domínio dos Municípios pelos Estados.

§ 2º-A. Será dispensada a autorização legislativa a que se refere o § 2º quando a desapropriação for realizada mediante acordo entre os entes federativos, no qual serão fixadas as respectivas responsabilidades financeiras quanto ao pagamento das indenizações correspondentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo