A conversão retrospectiva é um recurso utilizado por ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: Quadrix Órgão: CRB-1 Prova: Quadrix - 2020 - CRB-1 - Bibliotecário-Fiscal |
Q1703316 Biblioteconomia
No que se refere à automação em bibliotecas, julgue o item.
A conversão retrospectiva é um recurso utilizado por bibliotecas para migrar os registros contidos em um catálogo manual para um formato legível por computador.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão aborda conhecimentos relacionados aos processos de conversão retrospectiva. 

A conversão retrospectiva é uma alternativa na promoção do acesso à informação presente nos processos de automação de uma biblioteca.  

Na conversão retrospectiva, as fichas do catálogo da biblioteca são convertidas para um formato legível por computador que promove maior velocidade e facilidade nos processos de busca e recuperação da informação por parte do usuário.  

A conversão unifica o catalogo em um só formato que pode ser acessado presencialmente ou a distância caso o sistema seja on-line. 

Gabarito do Professor: CERTO.

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Caso a biblioteca disponibilize um catálogo manual em fichas e vise migrar estes dados para a catalogação automatizada, há esta possibilidade através da conversão retrospectiva, que, segundo Santos e Ribeiro (2003 apud SANTOS; GALO, 2012) “é a conversão de registros de um catálogo manual (em fichas) para o formato legível por máquina (computador)”.

Gabarito: Certo

----------------------------------

=> Fonte: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481547170014.pdf

Um termo que é muito importante principalmente para a automação e transição dos catálogos é a conversão retrospectiva. Esta consiste na conversão dos catálogos manuais para o formato legível pelo computador. Isto significa transformar o catálogo existente na biblioteca, em formato de fichas, num catálogo em formato legível por máquina, de acordo com normas e padrões estabelecidos (CUNHA, 2010).

As bibliotecas, ao iniciarem o processo de automação de bibliotecas, possuem, na maioria das vezes, um acervo acumulado contendo os diversos tipos de documentos, acervo organizado manualmente com a elaboração de fichas catalográficas dispostas em ordem alfabética por autor, por título e por assunto, ou mesmo em sistemas automatizados.

Qualquer que seja a opção pelo software, a biblioteca terá que incluir os registros já existentes, em fichas ou em meio magnético, no novo sistema. A está ação denomina-se Conversão Retrospectiva, que significa converter os dados já existentes.

Fonte: CORTÊ, Adelaide Ramos e; ALMEIDA, Ieda Muniz de (coord.). Avaliação de softwares para bibliotecas. São Paulo: Polis: APB, 2000.

Gabarito: Certo.

Conversão retrospectiva é a conversão de catálogos manuais (fichas catalográficas) para um formato legível pelo computador.

Para mais conteúdo de Biblioteconomia para concursos acompanhe minha página no instagram: @evbarcelos.biblio

https://www.instagram.com/evbarcelos.biblio/

Conversão retrospeciva é a conversão de catálogos manuais (fichas catalográficas) para um formato legível pelo computador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo