Aprender a língua brasileira de sinais há muito tem sid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2018 - IF-SP - Português/Libras |
Q947582 Libras

Aprender a língua brasileira de sinais há muito tem sido discutido por teóricos e professores surdos e ouvintes. Muito se fala do contato direto e frequente com usuários fluentes para aprender a língua. Gesser (in: GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.) apresenta dentro de sua obra as Crenças sobre aprender a Libras citando, por exemplo, a urgência em se comunicar e a carência de escolas para aprender a língua de sinais. Considerando a língua de sinais enquanto disciplina curricular, o artigo 3, do capítulo 2 do Decreto Federal nº 5.626/05 determina que esta disciplina seja inserida nos cursos de graduação como obrigatória em alguns cursos e optativa em outros. O artigo 9, parágrafo único, define quais cursos devem iniciar a inclusão da Libras como disciplina curricular.


Assinale a resposta CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Educação Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras.

A questão em análise aborda a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina no currículo de cursos de graduação, conforme estabelecido pelo Decreto Federal nº 5.626/05. Esse decreto é um marco importante para a educação inclusiva no Brasil, pois regula o ensino da Libras e a formação de profissionais capacitados para promover a inclusão de surdos na sociedade.

O artigo 3, do capítulo 2 desse decreto, destaca que a Libras deve ser uma disciplina obrigatória em alguns cursos de graduação e optativa em outros. Além disso, o artigo 9, parágrafo único, especifica os cursos que devem incluir a Libras como disciplina curricular.

Vamos agora justificar cada alternativa:

Alternativa A - Educação Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras: Esta é a correta porque esses cursos são diretamente relacionados à formação de profissionais que trabalharão com a educação de surdos e necessitam de conhecimentos em Libras para promover a comunicação inclusiva. A presença da Libras nesses cursos é essencial para capacitar os futuros educadores e profissionais da área de saúde a interagir adequadamente com a comunidade surda.

Alternativa B - Educação Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Medicina: Esta alternativa é incorreta porque embora a Educação Especial, Fonoaudiologia e Pedagogia sejam cursos pertinentes, a Medicina não é especificamente um curso no qual a Libras é obrigatória, conforme o decreto. A Medicina não é diretamente voltada para a educação ou comunicação com surdos, ao contrário dos cursos listados na alternativa correta.

Alternativa C - Fonoaudiologia, Pedagogia, Medicina e Direito: Assim como na alternativa B, a presença de Medicina e Direito é inadequada, pois esses cursos não estão especificados no decreto como obrigatórios para o ensino de Libras. O foco do decreto é na formação de educadores e comunicadores que atuarão diretamente com pessoas surdas.

Alternativa D - Fonoaudiologia, Pedagogia, Letras e Direito: Novamente, a inclusão de Direito é incorreta. Os cursos listados corretamente são aqueles voltados para a educação especial e a formação em comunicação com a comunidade surda, como é o caso de Letras, mas Direito não se enquadra nesse contexto conforme o decreto.

Entender a estrutura e as determinações do Decreto Federal nº 5.626/05 é essencial para responder questões como esta, destacando a importância da Libras na formação de profissionais voltados para a inclusão social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo