A transpiração produz perda de água e eletrólitos que dá iní...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1124201 Educação Física
A transpiração produz perda de água e eletrólitos que dá início a ajustes hormonais destinados a conservar sais e líquido. O exercício e/ou hipoidratação estimulam a liberação do hormônio antidiurético, também denominado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - vasopressina.

Vamos entender por que essa alternativa é a correta e as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.

O enunciado da questão aborda a importância dos ajustes hormonais para a conservação de sais e líquidos no corpo durante a transpiração, especialmente durante o exercício ou em condições de hipoidratação (diminuição de água no corpo). Para resolver esta questão, é necessário compreender a função dos hormônios relacionados ao equilíbrio hídrico e eletrolítico.

A vasopressina, também conhecida como hormônio antidiurético (ADH), é um hormônio que desempenha um papel crucial na regulação da água no corpo. Quando o corpo está desidratado, a vasopressina é liberada pelo hipotálamo e armazenada na hipófise posterior. Sua principal função é aumentar a reabsorção de água nos túbulos renais, reduzindo a quantidade de urina excretada e ajudando a conservar água no organismo.

Alternativa A - aldosterona: A aldosterona é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que regula o equilíbrio de sódio e potássio no corpo. Embora também esteja envolvida na conservação de líquidos, sua principal função é aumentar a reabsorção de sódio nos rins, o que indiretamente leva à retenção de água. No entanto, não é conhecida como hormônio antidiurético.

Alternativa C - angiotensina: A angiotensina é um peptídeo que faz parte do sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAAS). Ele contribui para a regulação da pressão arterial e equilíbrio hídrico, provocando vasoconstrição e estimulando a liberação de aldosterona. Contudo, a angiotensina não é denominada hormônio antidiurético.

Alternativa D - renina: A renina é uma enzima produzida nos rins que também faz parte do sistema RAAS. Ela catalisa a conversão do angiotensinogênio em angiotensina I, que posteriormente se transforma em angiotensina II. A renina não é um hormônio e não desempenha o papel de hormônio antidiurético.

Alternativa E - epinefrina: A epinefrina, ou adrenalina, é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Ela está envolvida na resposta de "luta ou fuga", aumentando a frequência cardíaca, contração muscular e disponibilidade de glicose. A epinefrina não influencia diretamente a regulação da reabsorção de água nos rins e não é conhecida como hormônio antidiurético.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema e ajudado você a entender melhor os mecanismos hormonais envolvidos na conservação de líquidos e eletrólitos durante o exercício e a desidratação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O hormônio antidiurético, também denominado de ADH ou vasopressina, é produzido na glândula hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise.

O hormônio antidiurético, também denominado de ADH ou vasopressina, é produzido na glândula hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise.

Atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo e a concentração de íons e, consequentemente, elevando a pressão arterial.

A deficiência de ADH leva ao quadro clínico conhecido como diabete insípida. Ocorrendo o contrário quando estimulada a sua produção, geralmente acometendo pessoas com insuficiências cardíacas, afetando os receptores hormonais superestimulados

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo