Sobre o modelo de Administração Pública Burocrática, é corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q264221 Administração Pública
Sobre o modelo de Administração Pública Burocrática, é correto afirmar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos. Combater a corrupção, os abusos e o nepotismo patrimonialista eram  seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas ideias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo. O modelo burocrático, presente na Constituição de 1988 e em todo o sistema do direito administrativo brasileiro, é baseado no formalismo e na presença constante de normas e rigidez de procedimentos.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b) assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle de procedimentos.



R: Omodelo burocrático foi uma resposta aos abusos e demais vícios experimentados pelaAdministração Pública Patrimonialista

A Administração Pública Burocrática prega o formalismo, a rigidez e o rigor técnico.
1.           A Administração pública burocrática é auto-referente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta ineficiência envolvida.
2.           A Administração Burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir.
3.           A Administração Pública Burocrática  assume que o modo mais seguro de se evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.
4.           Na Administração Pública burocrática não existe a confiança.
5.           A Administração Pública Burocrática é centralizadora, autoritária.
Fonte:Matias-Pereira, José.  Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Atlas, 2008.
__________. Manual de gestão pública contemporânea. 1. Ed. 3. reimp. São Paulo: Atlas, 2008.
Segundo Luis Carlos Bresser Pereira:

"A  administração  pública  burocrática  foi  adotada  para  substituir  a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o  patrimônio  público  e  o  privado  eram  confundidos.  Nesse  tipo  de administração  o  Estado  era  entendido  como  propriedade  do  rei. O nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção, eram a norma. Esse tipo de  administração  revelar-se-á  incompatível  com  o  capitalismo  industrial  e as democracias parlamentares, que surgem no século XIX. É essencial para o capitalismo a clara separação entre o Estado e o mercado; a democracia só pode existir quando a sociedade civil, formada por cidadãos, distingue-se do Estado ao mesmo tempo em que o controla."

Fiquem com Deus e bons estudos.
Alguém poderia me explicar melhor o erro da letra E?
Assim como a Regilania, eu também tive dúvida entre a letra a e letra e.

e) o administrador público prega o formalismo, o rigor técnico e preocupa-se em oferecer serviços, e não em gerir programas.

O erro na questão é dizer que o administrador pública não se preocupa em gerir programas. De acordo com a prof.ª Giovanna Carranza "na Administração Burocrática do Brasil, o governo apoderava-se do setor público através de programas, planos"


fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=oXPZOH_Iz9-71ZAt2WLptHh9NaeujuyvrFoHKV_Dp5Q~

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo