No que se refere aos aspectos econométricos relacionados à ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q536084 Estatística

No que se refere aos aspectos econométricos relacionados à cointegração, julgue o item subsecutivo.


Os valores críticos do teste ADF (Augmented Dickey-Fuller) utilizados para verificar cointegração são os mesmos utilizados no teste de estacionariedade das séries temporais.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Errado. Os valores críticos do teste de Dickey-Fuller aumentado para testar cointegração dependem do número de variáveis na equação que representa a relação de longo prazo. Portanto, não se deve usar a tabela da distribuição de Dickey-Fuller. Outras tabelas podem ser utilizadas como as de Phillips-Ouliaris ou MacKinnon et all.

O examinador não deveria ter usado a expressão "teste de estacionariedade", já que estava comparando valores críticos do teste ADF para uma série ´vis-á-vis' os resíduos de uma equação de cointegração. Isso porque, teste de raiz unitária testa a hipótese de existência de raiz unitária (um caso específico de não-estacionariedade). Além disso, existem testes de estacionariedade (que partem da hipótese nula de estacionariedade) como o KPSS. O correto e mais rigoroso seria ele ter escrito "teste de raiz unitária". De qualquer modo, a afirmativa é incorreta"

fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/estat%C3%ADstica/145831-cespe-teste-adf

Os valores críticos do teste ADF (Augmented Dickey-Fuller) para verificar a cointegração podem ser diferentes dos valores críticos usados no teste de estacionariedade das séries temporais. Vou explicar por quê:

Teste ADF para Estacionariedade:

  • O teste ADF é comumente usado para verificar se uma série temporal é estacionária ou não. Ele baseia-se na hipótese nula de que a série temporal possui raiz unitária, ou seja, é não estacionária.
  • Os valores críticos no teste ADF para estacionariedade são determinados com base na distribuição do teste sob a hipótese nula de não estacionariedade. Esses valores críticos variam dependendo do tamanho da amostra, do nível de significância escolhido e, às vezes, da especificação do modelo (como se há ou não termos de tendência e/ou intercepto).

Teste ADF para Cointegração:

  • O teste de cointegração é usado para verificar se duas ou mais séries temporais estão relacionadas linearmente de forma que uma combinação linear delas seja estacionária.
  • Os valores críticos para o teste de cointegração podem ser diferentes dos valores usados para o teste de estacionariedade das séries individuais. Isso ocorre porque a cointegração envolve testar a relação linear entre séries, enquanto o teste de estacionariedade envolve apenas uma série.
  • Os valores críticos para o teste de cointegração são derivados teoricamente e dependem do número de séries envolvidas, bem como de outras considerações, como a presença de tendências e interceptos nos modelos.

Em resumo, embora ambos os testes usem o teste ADF, os valores críticos podem ser diferentes entre o teste de estacionariedade das séries temporais individuais e o teste de cointegração, pois os objetivos e as hipóteses subjacentes são diferentes em cada caso.

obs: uma combinação linear de duas ou mais séries não estacionárias pode ser estacionária. Se tal combinação linear estacionária existe, as séries não estacionárias são ditas cointegradas

gabarito: errado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo