O balanço de pagamentos é o registro contábil das transações...
A valorização do real frente ao dólar norte-americano aumenta o poder de compra do exportador brasileiro e encarece os produtos importados, o que resulta na elevação do saldo da balança comercial.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá Pessoal
Gabarito E
Erros tênues na assertiva. De fato, o poder de compra do exportador brasileiro(que se traduz na importação) aumenta, todavia isso provoca uma DIMINUIÇÃO no valor dos produtos importados, e consequente DÉFICIT no saldo da BC.
Gravem a seguinte relação indireta:
Exportações > Importações = Superávit da BC
Exportações < Importações = Déficit da BC.
Bons Estudos.
Uma valorização cambial faz com que a nossa moeda se valorize em relação às demais aumentando o poder de compra dos brasileiros; assim, há uma tendência de elevação das importações em relação às exportações. Quando o pais importa mais do que exporta há um déficit no balanço comercial e, a depender das demais varáveis, também pode haver um déficit da conta de Transações Correntes.
Gabarito: Errado.
dica: Há muito anos, pós crise de sub-prime, havia a piada de que o real tava tão valorizado em comparação com o dolar, que era mais barato importar agua dos alpes suiços, do que comprar minalba no mercado
Gabarito ERRADO.
Há dois erros no item: 1) a valorização do real frente ao dólar não traz vantagens para o exportador brasileiro. 2) É a desvalorização do real que encarece os produtos importados. Isso podemos sentir na pele. Um produto que custe 200 dólares é vendido no Brasil por mais de 1000 reais, por exemplo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo