O crescimento é considerado um dos melhores indicadores de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2383663 Medicina
O crescimento é considerado um dos melhores indicadores de saúde de uma criança. Desvios da normalidade, tanto na altura quanto na velocidade de crescimento, podem indicar a presença de uma doença. Em qual situação é recomendado iniciar a investigação da baixa estatura?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa D é a correta.

Alternativa Correta: D

A questão aborda a identificação de situações que requerem investigação de baixa estatura em crianças. Para responder corretamente, é necessário entender os padrões normais de crescimento infantil e reconhecer quando uma criança não está crescendo conforme esperado.

Na infância, o crescimento é um importante indicador de saúde. Qualquer desvio significativo pode ser um sinal de algum problema subjacente que precisa ser investigado. As taxas de crescimento variam de acordo com a idade, mas existem parâmetros bem estabelecidos para o que é considerado normal.

A criança de 4 anos de idade, M1P1, que cresceu apenas 2 cm no último ano (alternativa D), está crescendo significativamente abaixo do esperado. De acordo com os padrões, crianças nessa faixa etária devem crescer cerca de 5 a 7 cm por ano. Portanto, essa criança apresenta um crescimento muito inferior ao esperado, justificando a necessidade de uma investigação para baixa estatura.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A: Um lactente que cresce 25 cm no primeiro ano de vida está dentro do esperado. Normalmente, espera-se que os lactentes cresçam cerca de 25-30 cm no primeiro ano. Portanto, não há necessidade de investigação para baixa estatura aqui.

B: Crianças no segundo ano de vida normalmente crescem cerca de 10-12 cm. Crescer 13 cm está ligeiramente acima da média, portanto, essa situação também não requer investigação.

C: Crianças de 4 anos que crescem 6 cm no último ano estão dentro do parâmetro normal de crescimento (5-7 cm por ano). Assim, não há indício de baixa estatura que necessite investigação.

Em resumo, a investigação de baixa estatura deve ser iniciada quando o crescimento da criança está significativamente abaixo do que é considerado normal para a sua idade, como exemplificado na alternativa D, onde a criança de 4 anos cresceu apenas 2 cm no último ano.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o tema do crescimento infantil e quando é necessário investigar uma possível anomalia, como a baixa estatura. A resposta correta é a alternativa D, que indica uma criança de 4 anos de idade, com marcadores M1P1 (masculino, primeiro filho), que cresceu apenas 2 cm no último ano. Esta situação é preocupante e pede uma investigação porque um crescimento de apenas 2 cm em um ano está significativamente abaixo da média esperada para essa idade, que seria de aproximadamente 5 a 7 cm por ano para crianças entre 2 e 5 anos de idade. As outras opções apresentam cenários onde o crescimento está dentro do esperado para a idade: a alternativa A mostra um lactente que cresceu 25 cm no primeiro ano de vida, o que é considerado normal já que o crescimento esperado para o primeiro ano de vida é de cerca de 25 cm; a alternativa B apresenta uma criança no segundo ano de vida que cresceu 13 cm, o que está dentro da faixa de crescimento esperada de 10 a 12 cm para essa idade; e a alternativa C descreve uma criança que cresceu 6 cm no último ano, o que também está dentro do padrão de crescimento normal para uma criança de 4 anos. Portanto, a investigação da baixa estatura é recomendada na situação descrita na alternativa D devido ao crescimento anormalmente baixo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo