Analise o código Java a seguir, no qual foi ocultada a segun...
O trecho que substitui corretamente a linha tracejada é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
public abstract void X1(String P)
essa anotação "abstract" é usada quando o método será declarado sem corpo na classe abstrata. nesse caso o método vai ter de ser implementado pela classe que extender essa classe abstrata
## Explicação Detalhada do Código Java:
O código Java apresentado demonstra os conceitos de classes abstratas e herança. Vamos analisar cada linha:
**1. Classe Abstrata X:**
```java
abstract class X {
public abstract void X1(String P);
public void exibir() {
System.out.println("Concluído");
}
}
```
* **`abstract class X`:** Declara a classe `X` como uma classe abstrata. Uma classe abstrata não pode ser diretamente instanciada (não é possível criar objetos de uma classe abstrata).
* **`public abstract void X1(String P);`:** Define um método abstrato chamado `X1` que recebe um argumento `String` chamado `P`. Um método abstrato não possui implementação dentro da própria classe abstrata. Subclasses (classes que herdam de `X`) devem fornecer uma implementação para este método.
* **`public void exibir() {`:** Define um método concreto chamado `exibir` que imprime a string "Concluído" no console. Métodos concretos possuem uma implementação completa dentro da classe.
**2. Classe Z:**
```java
class Z extends X {
public void X1(String P) {
System.out.println(P);
}
}
```
* **`class Z extends X`:** Declara uma classe `Z` que herda da classe abstrata `X`. Isso significa que `Z` herda todos os métodos e propriedades (se houver) declarados em `X`.
* **`public void X1(String P) {`:** Fornece uma implementação para o método abstrato `X1` herdado de `X`. Este método simplesmente imprime o valor do argumento `P` no console.
**3. Classe Principal:**
```java
class Main {
public static void main(String[] args) {
Z objZ = new Z();
objZ.X1("OK");
objZ.exibe();
}
}
```
* **`class Main {`:** Declara a classe principal do programa.
* **`public static void main(String[] args) {`:** Este é o método principal, o ponto de entrada da execução do programa.
* **`Z objZ = new Z();`:** Cria um objeto da classe `Z` e o atribui à variável de referência `objZ`. Como `Z` herda de `X`, esta é uma criação de objeto válida.
* **`objZ.X1("OK");`:** Chama o método `X1` no objeto `objZ`. Mesmo que `X1` seja declarado na classe abstrata `X`, o programa pode chamá-lo porque `Z` forneceu uma implementação concreta para ele. Esta linha imprime "OK" no console.
* **`objZ.exibe();`:** Chama o método `exibir` no objeto `objZ`. Este método é definido na classe `X` e herdado por `Z`. Esta linha imprime "Concluído" no console.
**Resumo:**
Este código demonstra como classes abstratas podem definir métodos sem implementação e como subclasses herdam esses métodos e fornecem suas próprias implementações. Também mostra como o polimorfismo permite chamar métodos definidos na classe pai (classe abstrata) em objetos da subclasse.
Fonte: Gemini
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo