Carla Cristina, servidora pública federal, investida no carg...
Carla Cristina, servidora pública federal, investida no cargo de Assistente em Administração da UFRJ, completará 12 (doze) meses de efetivo exercício e pretende marcar suas férias no Setor de Recursos Humanos da Universidade. De acordo com a Lei nº 8.112/1990, é correto afirmar que a servidora:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre as férias dos servidores públicos federais, conforme a Lei nº 8.112/1990, que é um tema relevante no Direito Administrativo.
Alternativa Correta: E
A alternativa E está correta porque, de acordo com a legislação, especificamente o artigo 77 da Lei nº 8.112/1990, as férias dos servidores públicos federais podem ser parceladas em até três etapas. Isso pode ser feito desde que seja do interesse do servidor e também da administração pública. O parcelamento oferece flexibilidade tanto para o servidor quanto para a administração, equilibrando as necessidades pessoais e organizacionais.
Justificativa para as alternativas incorretas:
A - A afirmação de que o servidor faz jus a 40 dias de férias está incorreta. Segundo a Lei nº 8.112/1990, no artigo 77, o servidor público federal tem direito a 30 dias de férias por ano, e essas férias podem ser acumuladas até o máximo de dois períodos, somente no caso de necessidade do serviço.
B - Novamente, a quantidade de 40 dias está errada. Além disso, a afirmação de que não podem ser acumuladas não está correta, pois a lei permite a acumulação de férias até dois períodos, por necessidade do serviço.
C - A opção de levar faltas ao serviço para conta de férias não encontra respaldo na legislação. Faltas não justificadas ou não autorizadas não podem ser consideradas como parte das férias.
D - A afirmação de que a lei veda o parcelamento está incorreta. Conforme já mencionado, o artigo 77 da Lei nº 8.112/1990 permite o parcelamento em até três etapas.
Esta questão verifica o conhecimento sobre os direitos dos servidores públicos, particularmente no que diz respeito às férias, e como esses direitos podem ser exercidos de maneira a atender tanto ao interesse do servidor quanto ao da administração pública.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
[GABARITO: LETRA E]
CAPÍTULO III
DAS FÉRIAS
Art. 77. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.
§ 3 As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.
FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo