As informações do texto deixam evidente que o atual cenário ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra : A
tem impactado negativamente a qualidade de vida das famílias, acossadas entre a alta da inflação e as altas taxas de desemprego.
Parte 1.
Gabarito: Letra A.
A) tem impactado negativamente a qualidade de vida das famílias, acossadas entre a alta da inflação e as altas taxas de desemprego.
As famílias são afetadas negativamente pelo desemprego e pela alta de preços que é provocada pela inflação.
- "Se as condições de crédito ficarem piores do que se esperava, as famílias serão mais pressionadas, a retomada do emprego será mais complicada e a atividade econômica terá menos impulso para avançar."
- "Além do desemprego, também a alta de preços continua limitando severamente os gastos familiares. "
Significado de "acossadas":
- Que, enquanto se tenta perseguir, é constantemente atacado e agredido.
- Que foi ou se encontra fisicamente ferido ou machucado; flagelado.
- Que é alvo de constantes males ou dificuldades.
https://www.dicio.com.br/acossado/
B) demonstrava desaceleração acentuada antes da pandemia, mas o agronegócio vem colocando o país à margem de problemas.
A expressão "à margem de" significa "fora". Portanto, a alternativa propõe que o agronegócio vem colocando o país (Brasil) fora de problemas, isto é, livrando o totalmente de qualquer problema. Porém o texto apenas indica que o agronegócio garante alguma segurança econômica, além de apontar uma possível preocupação.
- "Alguma segurança econômica ainda é garantida pelo agronegócio, com produção suficiente de alimentos para suprimento interno e para exportação. Problemas de abastecimento de fertilizantes, em consequência da guerra, geram alguma preocupação. Mas há estoques e, além disso, o plantio da próxima safra de verão só deverá começar no segundo semestre."
Parte 2.
C) era previsto desde 2020, quando a produção industrial começou a perder dinamismo, mas tende a reverter-se a partir de 2023.
Apesar de ter havido perdas econômicas a partir de 2020, o estado econômico atual não tinha como ser previsto em 2020, pois um dos grandes fatores que levaram a esse estado foi alta do petróleo e dos alimentos no mercado internacional e as inseguranças econômicas geradas pela guerra na Ucrânia e pelas sanções impostas à Rússia, ambos acontecimentos recentes. Além disso, não há a certeza de que haverá reversão a partir de 2023, e mesmo a possibilidade de recuperação é vista com certa apreensão.
- "O Brasil pode chegar ao fim do ano com inflação de 7%, o dobro da meta oficial, e juros básicos avançando para 14%, segundo projeções do mercado financeiro, turbinadas pela recente alta do petróleo e dos alimentos no mercado internacional. A insegurança econômica gerada pela guerra na Ucrânia e pelas sanções impostas à Rússia torna mais escuro um horizonte já nublado."
- "As possibilidades de recuperação econômica a partir de 2023, já muito limitadas, tornam-se mais problemáticas com as pressões inflacionárias e com as novas incertezas."
- "O cenário já tenebroso inclui uma inflação já muito alta, uma produção industrial com 9 quedas em 12 meses e vendas do varejo 1% abaixo do patamar pré-pandemia. A recuperação mensal de 0,8% em janeiro ficou longe de compensar a queda de 1,5% em dezembro e de recriar o dinamismo perdido a partir de 2020. Além do desemprego, também a alta de preços continua limitando severamente os gastos familiares."
D) começou a se tornar preocupante com a guerra entre Rússia e Ucrânia, já que o Brasil se encontra desabastecido de fertilizantes.
O texto afirma que o horizonte já era nublado e o cenário já tenebroso, demonstrando preocupação antes de tal evento. Além do mais, o Brasil não está desabastecido de fertilizantes, visto que os têm em estoque.
- "A insegurança econômica gerada pela guerra na Ucrânia e pelas sanções impostas à Rússia torna mais escuro um horizonte já nublado."
- "O cenário já tenebroso inclui uma inflação já muito alta, uma produção industrial com 9 quedas em 12 meses e vendas do varejo 1% abaixo do patamar pré-pandemia. A recuperação mensal de 0,8% em janeiro ficou longe de compensar a queda de 1,5% em dezembro e de recriar o dinamismo perdido a partir de 2020."
- "Problemas de abastecimento de fertilizantes, em consequência da guerra, geram alguma preocupação. Mas há estoques e, além disso, o plantio da próxima safra de verão só deverá começar no segundo semestre."
Parte 3.
E) é irreversível, e, portanto, não existe no momento nenhuma chance do Brasil de se reabilitar na indústria e no agronegócio.
Não é irreversível, pois há possibilidade de recuperação econômica a partir de 2023. Além do mais, o agronegócio têm produção suficiente para suprimento interno e exportação, e mesmo os problemas que poderá enfrentar poderão ser contornados.
- "As possibilidades de recuperação econômica a partir de 2023, já muito limitadas, tornam-se mais problemáticas com as pressões inflacionárias e com as novas incertezas."
- "Alguma segurança econômica ainda é garantida pelo agronegócio, com produção suficiente de alimentos para suprimento interno e para exportação. [...] o plantio da próxima safra de verão só deverá começar no segundo semestre. Até lá, as condições internacionais poderão melhorar. Além disso, haverá tempo para a procura de novos fornecedores de adubos para substituir a Rússia, se for o caso."
A forma mais objetiva de responder essa questão, e também outras de interpretação, é se ater ao que diz o texto. Em todas as assertivas, exceto na letra A, a banca faz afirmações que não podem ser concluídas através da leitura do texto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo