Julgue o item seguinte, relacionado com a metodologia da pe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1372862 Biblioteconomia

Julgue o item seguinte, relacionado com a metodologia da pesquisa científica.


O método científico de Descartes é fundamentado nas regras da evidência, da experiência, da investigação e da enumeração.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é E - errado.

Vamos explorar o porquê dessa escolha e esclarecer o tema abordado:

O método científico de Descartes é conhecido por sua abordagem sistemática e racional para a busca do conhecimento. Ele é baseado em quatro regras principais, que são:

  • Regra da Evidência: Não aceitar nada como verdadeiro que não seja evidentemente conhecido como tal. Ou seja, evitar a precipitação e o preconceito.
  • Regra da Análise: Dividir cada um dos problemas a serem examinados em tantas partes quanto possíveis e necessárias para melhor resolvê-los.
  • Regra da Síntese: Conduzir ordenadamente os pensamentos, começando pelos objetos mais simples e fáceis de conhecer, para gradualmente ascender ao conhecimento dos mais complexos.
  • Regra da Enumeração e Revisão: Fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais que se possa ter certeza de nada omitir.

A questão afirma que o método de Descartes é fundamentado nas regras da evidência, da experiência, da investigação e da enumeração. Essa afirmação está errada porque, enquanto a regra da evidência e da enumeração estão corretas, as regras da experiência e da investigação não fazem parte do método cartesiano.

Descartes não enfatiza a experiência como parte de seu método, ao contrário do método científico empírico que se desenvolveu posteriormente. Além disso, a ideia de investigação não está explicitamente mencionada nas regras originais de Descartes.

Compreender o método de Descartes é essencial para estudantes de ciência da informação que precisam entender a evolução das metodologias científicas e suas aplicações práticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  1. Evidência: a primeira regra exige que não aceitemos como verdadeiro o que não nos seja claro e distinto. Nesta regra, o filósofo nos alerta sobre os juízos precipitados e a prevenção, isto é, o preconceito. Uma ideia, portanto, deve ser clara – a ponto de podermos concebê-la em nosso espírito – e distinta à medida que conseguimos separá-la de todas as outras ideias que passam ao mesmo tempo e de maneira confusa pelo nosso pensamento.
  2. Análise: a segunda regra consiste em dividir cada uma das dificuldades que serão examinadas em tantas partes que sejam possíveis e necessárias para resolvê-las da melhor maneira. Segundo o filósofo, dividir o problema o torna mais fácil de ser enfrentado.
  3. Ordem: agora que as dificuldades foram divididas, o próximo passo é ordená-las, conduzindo nosso pensamento a solucionar as dificuldades. Assim, deve-se começar pelas questões mais simples e os objetos mais fáceis de conhecer, para gradativamente e ordenadamente tratar dos objetos compostos e problemas mais complexos.
  4. Enumeração: nesta etapa, devem-se fazer enumerações completas e revisões gerais de modo que nada seja omitido. Em outras palavras, devemos sempre nos certificar de que não esquecemos nada, de que nenhuma lacuna foi deixada para trás e todos os elos estejam conectados.

https://www.todoestudo.com.br/filosofia/metodo-cartesiano

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo