O emprego de voz passiva é constatado na passagem:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: AL-SP Prova: VUNESP - 2022 - AL-SP - Analista Legislativo |
Q1941295 Português
Leia o texto para responder à questão.

Mais inflação, juros e dúvidas

    O Brasil pode chegar ao fim do ano com inflação de 7%, o dobro da meta oficial, e juros básicos avançando para 14%, segundo projeções do mercado financeiro, turbinadas pela recente alta do petróleo e dos alimentos no mercado internacional. A insegurança econômica gerada pela guerra na Ucrânia e pelas sanções impostas à Rússia torna mais escuro um horizonte já nublado. Apesar do cenário mais preocupante, a maioria dos especialistas consultados pelo Estadão/Broadcast continua prevendo uma alta de juros de 10,75% para 11,75% na próxima semana, quando será realizada a reunião periódica do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC).
    O aperto mais forte da política monetária virá em seguida, e poderá prolongar-se mais do que se estimava antes da guerra. As possibilidades de recuperação econômica a partir de 2023, já muito limitadas, tornam-se mais problemáticas com as pressões inflacionárias e com as novas incertezas. Pelas projeções do mercado conhecidas na última segunda- -feira, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 0,42% neste ano e 1,5% no próximo. Se as condições de crédito ficarem piores do que se esperava, as famílias serão mais pressionadas, a retomada do emprego será mais complicada e a atividade econômica terá menos impulso para avançar.
    O cenário já tenebroso inclui uma inflação já muito alta, uma produção industrial com 9 quedas em 12 meses e vendas do varejo 1% abaixo do patamar pré-pandemia. A recuperação mensal de 0,8% em janeiro ficou longe de compensar a queda de 1,5% em dezembro e de recriar o dinamismo perdido a partir de 2020. Além do desemprego, também a alta de preços continua limitando severamente os gastos familiares. 
   Alguma segurança econômica ainda é garantida pelo agronegócio, com produção suficiente de alimentos para suprimento interno e para exportação. Problemas de abastecimento de fertilizantes, em consequência da guerra, geram alguma preocupação. Mas há estoques e, além disso, o plantio da próxima safra de verão só deverá começar no segundo semestre. Até lá, as condições internacionais poderão melhorar. Além disso, haverá tempo para a procura de novos fornecedores de adubos para substituir a Rússia, se for o caso. De toda forma, o espaço de tolerância para erros será quase nulo, neste ano.

(https://opiniao.estadao.com.br. 11.03.2022. Adaptado)
O emprego de voz passiva é constatado na passagem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é sobre vozes verbais e quer que identifiquemos a alternativa que apresenta voz passiva. Vejamos:


  • Voz ativa: um verbo está na voz ativa quando o sujeito é agente, isto é, faz a ação expressa pelo verbo. Ex.: O aluno respondeu as perguntas (o sujeito "o aluno" pratica a ação).
  • Voz passiva: um verbo está na voz passiva quando o sujeito é paciente, isto é, sofre, recebe ou desfruta a ação expressa pelo verbo. Ex.: As perguntas foram respondidas pelo aluno (o sujeito "as perguntas" é paciente da ação verbal. Aqui, quem realmente pratica a ação é "o aluno", logo é o agente da passiva).

Voz passiva analítica: normalmente é formada pelo verbo ser/estar/ficar + particípio (do)

Voz passiva sintética: os verbos transitivo direto (VTD) ou transitivo direto e indireto (VTDI) vêm acompanhados do pronome apassivador "se".



A) O aperto mais forte da política monetária virá em seguida...
ERRADO. Aqui há voz ativa.

B) Até lá, as condições internacionais poderão melhorar.
ERRADO. Aqui há voz ativa.

C) Alguma segurança econômica ainda é garantida pelo agronegócio...
CERTO. Aqui há voz passiva: há a presença do verbo "ser" (é) + o particípio (garantida).

D) O cenário já tenebroso inclui uma inflação já muito alta...
ERRADO. Aqui há voz ativa.

E) ... o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 0,42% neste ano...
ERRADO. Aqui há voz ativa.

Gabarito: Letra C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Farei algumas observações antes de detalhar a questão:

Observação 1: enorme número de alunos memorizam que o agente, quando existente, é introduzido apenas por preposição "por": isso constitui gravíssimo erro, de implicações nocivas e irreparáveis na hora da prova. Apesar de insólitas as ocorrências, o agente pode ser encabeçado pela preposição "de". Ex.: "O professor não foi esquecido dos alunos". A estrutura "dos alunos" é o agente da passiva introduzido por preposição "de";

Observação 2: nem toda estrutura que obedece ao arranjo " verbo 'ser' + particípio + preposição 'por''' será, necessariamente, construção com agente da passiva. Em muitas ocorrências, o complemento introduzido pela preposição "por" é circunstancial, especificamente chamado pela maioria dos gramáticos de adjunto adverbial. Veja dois exemplos:

I - "Os ladrões foram encontrados pela denúncia anônima". O fragmento em destaque carrega sentido causal, sendo, pois, adjunto adverbial de causa;

II - "O convidado de honra foi visto acompanhado por uma beldade". Em "por uma beldade" expressa-se circunstância de companhia, ou seja, adjunto adverbial de companhia.

Observação 3: é erro primário considerar que só existe voz passiva analítica se existir agente da passiva. São frases com voz passiva analítica todos os exemplos a seguir: "o réu foi condenado", "as questões foram respondidas", "essa lição foi realizada à noite" e "as mulheres foram feitas de reféns".

Nessa questão, nas alternativas A, B, D e E consta a voz ativa. Em contrapartida, na alternativa C, há voz passiva analítica:

"Alguma segurança econômica ainda é garantida pelo agronegócio."

Verbo "ser", seguido do particípio "garantida", que é sucedido pelo agente da passiva "pelo agronegócio". Eis o gabarito.

Letra C

voz passiva sintética.

Verbo transitivo + pronome se + sujeito paciente

ex.: Praticaram-se boas ações

voz passiva analítica

sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio

ex.: Boas ações foram praticadas.

Gabarito na alternativa C

Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo verbo ser + particípio passado do verbo principal. 

Alguma segurança econômica ainda é garantida pelo agronegócio.

Voz passiva: Voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.

Exemplo: O bolo foi comprado pelos funcionários.

O bolo: sujeito que recebe a ação verbal.

foi comprado: verbo na voz passiva.

VENI, VIDI, VICI.

ser/estar+ ado/ido

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo