Assinale a alternativa coerente com as informações do texto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: AL-SP Prova: VUNESP - 2022 - AL-SP - Analista Legislativo |
Q1941297 Português
Leia o texto para responder à questão.

    Ah! Se mestre Romão pudesse seria um grande compositor. Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que não a têm. As primeiras realizam-se; as últimas representam uma luta constante e estéril entre o impulso interior e a ausência de um modo de comunicação entre os homens. Romão era destas. Tinha a vocação íntima da música; trazia dentro de si muitas óperas e missas, um mundo de harmonias novas e originais, que não alcançava exprimir e pôr no papel. Esta era a causa única de tristeza de mestre Romão. Naturalmente o vulgo não atinava com ela; uns diziam isto, outros aquilo: doença, falta de dinheiro, algum desgosto antigo; mas a verdade é esta: – a causa da melancolia de mestre Romão era não poder compor, não possuir o meio de traduzir o que sentia. Não é que não rabiscasse muito papel e não interrogasse o cravo*, durante horas, mas tudo lhe saía informe, sem ideia nem harmonia. Nos últimos tempos, tinha até vergonha da vizinhança, e não tentava mais nada.

(Machado de Assis, “Cantiga de Esponsais”)

* cravo: instrumento musical de cordas
Assinale a alternativa coerente com as informações do texto e em conformidade com a norma-padrão de ortografia e de acentuação gráfica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errada: A grande benção que mestre Romão teria em vida seria o ato heróico de tocar expontaneamente as músicas (Heroico = não se acentua ditongos abertos (oi e ei) em palavras paroxítonas.

Errada: Mestre Romão não pôde estravazar seus ímpetos musicais, mas muitos crêem que ele um dia se comunicará pela música. (extravasar)

Errada: Os vizinhos vêem mestre Romão entristecido e parecem ter uma obscessão por querer saber porque ele vive assim. (por que = por qual motivo)

Errada: A frustada busca da expressão musical fez mestre Romão se sujeitar a uma tristeza contínua, em horas nada dôceis. (dóceis)

a) A grande benção que mestre Romão teria em vida seria o ato heróico de tocar expontaneamente as músicas.

Incorreto. O Novo Acordo aboliu o acento agudo dos ditongos "-oi" das paroxítonas, isto é, escreve "heroico", e "espontaneamente" deriva do adjetivo "espontâneo", logo o advérbio deve ser grafado também com "s";

b) Mestre Romão não pôde estravazar seus ímpetos musicais, mas muitos crêem que ele um dia se comunicará pela música.

Incorreto. Grafa-se "extravasar", com "x" e "s", e os hiatos "-ee" e "-oo" não recebem mais acento circunflexo, segundo o Novo Acordo, ou seja, passou-se a escrever "creem".

c) Os vizinhos vêem mestre Romão entristecido e parecem ter uma obscessão por querer saber porque ele vive assim.

Incorreto. Os hiatos "-ee" e "-oo" não recebem mais acento circunflexo, segundo o Novo Acordo, ou seja, passou-se a escrever "veem"; à frente, o substantivo corretamente grafado é "obsessão", visto que provém do latim "obsessio"; por fim, grafa-se "por que", separado e sem acento, por se tratar de um questionamento indireto;

d) A frustada busca da expressão musical fez mestre Romão se sujeitar a uma tristeza contínua, em horas nada dôceis.

Incorreto. A palavra "frustrada" grafa-se com um "r" na primeira sílaba, outro na segunda; à frente, o adjetivo "dôceis" não existe e deve ser grafado sem o acento circunflexo;

e) Mestre Romão sofre o ônus de não conseguir sua ascensão na música, e justamente daí é que provém a sua melancolia.

Correto. Toda as palavras foram corretamente grafadas e acentuadas.

Letra E

E

Mestre Romão sofre o ônus de não conseguir sua ascensão na música, e justamente daí é que provém a sua melancolia.

GABARITO - E

Acrescentando ....

Escreve-se frustrada e não " frustada "

II) Dar / creer / leer / veer = Duplicam o " e " e escrevem-se sem acento gráfico.

Bons Estudos!!!

BENÇÃO ou BÊNÇÃO?

As duas formas estão registradas no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. No entanto, a grafia preferencial é BÊNÇÃO. Isso porque, segundo as regras ortográficas, todas as palavras paroxítonas terminadas em “ã”, “ãs”, “ão” e “ãos” devem ser acentuadas.

Ex: Ímã, órfãs, sótão, órgãos, bênção.

Fonte: https://www.clubedoportugues.com.br/bencao-x-bencao-qual-forma-correta/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo