Em raríssima aparição, a fgura do servidor público é...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q445003 Direito Administrativo
Em raríssima aparição, a fgura do servidor público é mencionada em obra poética de autor importante da literatura brasileira. No poema NÃO HÁ VAGAS, publicado em sua Antologia Poética (1977), Ferreira Gullar faz a crítica da aridez de uma Administração Pública arcaica, burocratizada, voltada para si mesma, desvalorizada:

(...)

O funcionário público / não cabe no poema / com seu salário de fome / sua vida fechada / em arquivos. / Como não cabem no poema / o operário / que esmerila seu dia de aço / e carvão / nas ofcinas escuras- porque o poema, senhores / está fechado: / “não há vagas”.

Só cabem no poema / o homem sem estômago / a mulher de nuvens a fruta sem preço. / O poema, senhores, /não fede / nem cheira.

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta dispositivo do RJU que expressa a modernização da função pública, a ruptura com a cultura e o modelo anacrônicos de gestão apontados por Ferreira Gullar:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A - Lei 8112/90. Art. 188. A aposentadoria voluntária ou por invalidez vigorará a partir da data da publicação do respectivo ato.

NÃO ENTENDI A QUESTÃO ? POR QUE ESTA RESPOSTA. 

ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

OBRIGADA

Também não entendi a questão. PR-4 vem viajando nas questões aff.

tô vendo que essa banquinha gosta de confundir...primeiro ela dá um texto enorme sem necessidae.  depois isso.  eu tb não entendi a questão. acho que ñ tem nada a ver com a lei em si...mas com a interpretação. mas ainda não entendi.

Errei, não entendi também! Mas tem a ver com a interpretação. Cheguei a conclusão de que a aposentadoria não sofreu "modernização" da função pública.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo