Com relação às arquiteturas TCP/IP e cliente-servidor, julgu...
O protocolo UDP deve ser usado por aplicações que toleram pequenas perdas de dados ou que já realizam controle de erros.
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Alternativa Correta: C - Certo
Para compreender por que essa alternativa está correta, é importante entender alguns conceitos acerca dos protocolos TCP/IP e das arquiteturas cliente-servidor.
O Protocolo de Datagrama do Usuário (UDP) é um protocolo da camada de transporte utilizado em redes de computadores. Ele é um dos principais protocolos utilizados na arquitetura TCP/IP, juntamente com o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP). Diferentemente do TCP, o UDP não estabelece uma conexão antes de trocar dados e não realiza controle de fluxo ou de erro. Em outras palavras, o UDP é um protocolo não orientado à conexão e não confiável.
Aplicações que utilizam o UDP geralmente toleram pequenas perdas de dados. Exemplos típicos incluem streaming de vídeo, jogos online e chamadas de voz sobre IP (VoIP). Essas aplicações priorizam a velocidade e a eficiência sobre a confiabilidade, pois uma pequena perda de dados geralmente não afeta a qualidade da experiência do usuário de maneira significativa. Além disso, algumas dessas aplicações implementam seus próprios mecanismos de controle de erro, se necessário.
Por outro lado, o TCP é um protocolo orientado à conexão, garantindo a entrega de pacotes de dados de forma confiável e na ordem correta. Isso o torna adequado para aplicações onde a perda de dados é inaceitável, como transferência de arquivos e e-mails.
Justificativa da Alternativa Correta: A afirmação está correta porque o protocolo UDP é apropriado para aplicações que podem tolerar pequenas perdas de dados ou que já possuem mecanismos internos para controle de erros. Como o UDP é mais leve e rápido por não envolver os mecanismos de confiabilidade do TCP, ele é preferido em cenários onde a baixa latência e a rapidez são mais cruciais do que a total confiabilidade na entrega dos dados.
Resumo: O protocolo UDP é ideal para aplicações que podem lidar com pequenas perdas de dados ou que implementam seus próprios controles de erro, priorizando velocidade e eficiência sobre confiabilidade absoluta.
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Comentários
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TCP (Transmission Control Protocol) é uma protocolo orientado à conexão que fornece a checagem de erros e garante que os dados enviados sejam enviados ao destinatário chegue, sejam corrigidos e ordenados.
UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado à conexão, ou seja, não há garantias de que os dados cheguem, sejam corrigidos e ordenados. Devido a isso, permite e tolera perdas de dados.
O protocolo UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado para a conexão da camada de transporte do modelo . Este protocolo é muito simples já que não fornece controle de erros (não está orientado para a conexão).
Acho que o gabarito é Errado.
UDP - Tolera perdas, mas não tolera atrasos. Portanto, mais rápido e menos confiável.
TCP - Tolera atrasos, mas não tolera perdas. Portanto, mais confiável e menos rápido.
Gab. Certo
Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados).
TCP= Total Controle dos Pacotes, confiável, faz controle de congestionamento, controle de fluxo.
UDP= Uma Doideira da Porra, não confiável, sem controle de congestionamento.
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