Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.Com...
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo
entre membros das equipes de trabalho que compõem a
estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as
redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal
do conhecimento é a prática apropriada.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (38)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Assim, as Comunidades de Práticas são um grupo de pessoas, formal ou informalmente constituídos, que voluntariamente compartilham de um mesmo interesse ou paixão, interagindo constantemente, trocando informações sobre o assunto, buscando compartilhar o aprendizado.
Portanto, percebemos que o item encontra-se errado ao atribuir as Comunidades de Práticas somente aos sistemas formais. A banca examinadora tentou atrelar o conceito de Comunidades de Práticas a sistemas formais e de Portal do Conhecimento a sistemas informais, o que não é verdadeiro.
Gabarito da professora: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO.
Comunidades de Prática: inserem-se no conceito de Gestão do Conhecimento e pressupõem a formação de grupos de pessoas formalmente ou informalmente unidas pelo interesse mútuo de compartilhar conhecimento ou pela paixão em algum assunto ou prática.
Andreia Ribas, GP para Concursos
Comunidade de Prática é um grupo de pessoas que compartilham um interesse, um problema que enfrentam regularmente, e que se unem para desenvolver conhecimento de forma a desenvolver ou aprimorar uma prática em torno desse tópico. A CoP se estrutura a partir dos conceitos sociais e da próprio natureza relacional do ser humano. As comunidades de práticas podem ocorrer de forma presencial, eletrônica ou híbrida.
As Comunidades de Práticas estão assumindo um papel-chave na gestão do conhecimento das organizações. Isto ocorre por elas transcenderem as fronteiras criadas por estruturas hierárquicas, funções, aspectos geográficos e tempo. Nas organizações modernas, globais e baseadas no conhecimento, as comunidades viabilizam um ambiente de geração de conhecimento que perpassa por todas essas fronteiras.
A criação de uma Comunidade de Práticas viabiliza um meio através do qual é proporcionado à empresa a retenção do conhecimento, a troca de conhecimentos entre os mais experientes e mais jovens, o fortalecimento das redes entre os profissionais. Com isto, a empresa passa a ter economia de tempo e recursos, além de possibilitar uma melhoria contínua na qualidade dos seus processos.
Uma comunidade de práticas não é meramente uma comunidade de interessados sobre um assunto e sim de pessoas que trabalham com um assunto. Por exemplo, não é uma comunidade de pessoas que gostam de pintura e sim de pintores. Desta forma diz-se que os membros de uma Comunidade de Prática são os praticantes de um determinado assunto. Consequentemente, eles trocam histórias, experiências, ferramentas, formas de resolução de problemas, e outros recursos viabilizando a geração de práticas compartilhadas.
e-
comunidades de práticas é um dos processos de inovação que visam à criação de novos conhecimentos no nível organizacional
Ghuiara Zanotelli, e outros que saibam, qual a edição, ou o ano, desse livro do RIBAS? Tenho um aqui de 2013 e não aborda esse assunto de "comunidades de prática" ? Obrigado.
Alguém pode comentar sobre "portal do conhecimento" ?
Questão mais parece discurso de seita religiosa...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo