Renato, Luana, Celso e Bárbara se uniram para constituir uma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: TJ-RO Prova: FGV - 2021 - TJ-RO - Técnico Judiciário |
Q1844784 Direito Civil
Renato, Luana, Celso e Bárbara se uniram para constituir uma pessoa jurídica de direito privado para o exercício de atividade com finalidade não econômica.
Nesse caso, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

 A questão é sobre pessoa jurídica. 

A) De acordo com o enunciado, conclui-se que Renato, Luana, Celso e Bárbara uniram-se para a formação de uma associação, conforme previsão do caput do art. 53 do CC, que dispõe que “constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos". 

A doutrina critica o dispositivo legal, pois o legislador teria sido infeliz ao utilizar o termo "econômicos", por ser genérico, ao invés de "lucrativos", mais específico. Por isso, foi editado o Enunciado 534 do CJF: “As associações podem desenvolver atividade econômica, desde que não haja finalidade lucrativa". 

De acordo com o paragrafo único do art. 53, “não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos". Não há entre os associados direitos e obrigações recíprocos porque não há intuito de lucro, mas nada impede que haja direitos e deveres entre associados e associação, como o dever do associado pagar a contribuição mensal. Incorreto;


B) A assertiva encontra-se em harmonia com o art.55 do CC. Vejamos: “Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais". Exemplo: um clube esportivo e de recreação que crie a categoria de associado contribuinte (que não tem poder de decisão ou direito ao voto) e associado proprietário (que tem poder diretivo e direito ao voto). Aqui vale uma ressalva: essas vantagens devem ser concedidas a toda uma categoria e não a associados de maneira individual. 
Correto;

 
C) Segundo o caput do art. 56 do CC, “a qualidade de associado é intransmissível, se o estatuto não dispuser o contrário". Há, pois, um ato personalíssimo na admissão, mas como se trata de uma norma de natureza privada, nada impede que o estatuto disponha o contrário. Incorreto;

 
D) Diz o legislador, no art. 59, II do CC, que “compete privativamente à assembleia-geral: alterar o estatuto".  Assim, para  a prática desses atos, é necessária a deliberação da assembleia convocada especialmente para este fim, sendo o quórum estabelecido no estatuto, bem como os critérios para eleição dos administradores. Incorreto;


E) Na verdade, de acordo com o art. 54, I do CC, “sob pena de nulidade, o estatuto das associações conterá: I - a denominação, os fins e a sede da associação". Lembrem-se que a nulidade é considerada um vício mais grave, por ofender preceito de ordem pública, não convalescendo pelo decurso do tempo (art. 169 do CC); enquanto o vício que gera a anulabilidade é considerado menos grave, por envolver os interesses das partes, sujeito a um prazo decadencial. Após o decurso desse prazo, o vício morre, convalesce. 

O ato constitutivo é o requisito formal para a constituição da pessoa jurídica, cujas espécies são o estatuto e o contrato social. O estatuto é utilizado para a constituição de associações (art. 54 do CC), que não têm fins lucrativos, enquanto o contrato social é usado para a criação das sociedades, sejam elas simples ou empresárias. Já para a criação de uma fundação, exige-se escritura pública ou testamento (CC. art. 62). Incorreto.

 

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Parte Geral. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. v. 1
TARTUCE, Flavio. Direito Civil. Lei de Introdução e Parte Geral 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. v. 1

 

Gabarito do Professor: LETRA B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: B.

Falou em PJ com finalidade NÃO econômica já se deve pensar em associação.

A. ERRADA. CC - Art. 53, Parágrafo único. Não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos.

B. CERTA. CC - Art. 55. Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais.

C. ERRADA. CC - Art. 56. A qualidade de associado é intransmissível, se o estatuto não dispuser o contrário.

D. ERRADA. CC - Art. 59. Compete privativamente à assembléia geral: [...] II – alterar o estatuto.

E. ERRADA. CC - Art. 54. Sob pena de nulidade, o estatuto das associações conterá: I - a denominação, os fins e a sede da associação.

GABARITO: B

a) ERRADO: Art. 53, Parágrafo único. Não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos.

b) CERTO: Art. 55. Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais.

c) ERRADO: Art. 56. A qualidade de associado é intransmissível, se o estatuto não dispuser o contrário.

d) ERRADO: Art. 59. Compete privativamente à assembléia geral: II – alterar o estatuto.

e) ERRADO:  Art. 54. Sob pena de nulidade, o estatuto das associações conterá: I - a denominação, os fins e a sede da associação;

Como a FGV AMA o tema associação!!

artigo 55 do CC==="Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais".

Resuminho:

Associações: fins não econômicos

                   não há direitos e obrigações recíprocos

                   pode haver vantagens especiais

                   qualidade de associado é intransmissível

                   quota ou fração não importa qualidade de associado

Assembleia geral: destituir administradores e alterar estatuto

Convocação órgãos deliberativos: 1/5 (um quinto) dos associados promovê-la

 Fundações: escritura pública ou testamento

                se quiser, maneira de administra-la

                estatuto não elaborado 180 dias M.P.

                alterar estatuto: 2/3 de quem geri e representa

                                           não contrarie/desvirtue o fim

                                           aprovada pelo M.P. em 45 dias

                                           impugnação 10 dias

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo