As normas de concordância verbal estão plenamente observadas...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O é pronome demonstrativo = aquilo
Que é pronome relativo = aquilo O QUAL se conclui ...
1º oração = Aquilo é que cabe(a quem) aos poderes públicos.
Que Deus SEMPRE seja com nós!!!
✅ Gabarito: D
A) Sem o concurso do poder público não se implanta políticas de segurança e não se impede a deterioração do espaço urbano → INCORRETO. O correto é "implantam". Temos uma voz passiva sintética e o verbo deve concordar com o sujeito paciente que está no plural (=implantam-se políticas de segurança/políticas públicas de segurança são implantadas).
B) Não deixaram de haver experimentos bem sucedidos, apesar de a comunidade acadêmica ter acusado falta de comprovação da teoria → INCORRETO. Temos uma locução verbal formada pelo verbo principal "haver". O verbo "haver", com sentido de ocorrer/existir, é impessoal, não possui sujeito, e deve-se manter no singular bem como qualquer verbo que for seu auxiliar (=deixou de haver).
C) Logo se verificaram que medidas semelhantes foram tomadas por outros países, como a Inglaterra, a Holanda e a África do Sul → INCORRETO. O correto é "verificou". Temos uma voz passiva sintética e o verbo deve concordar com o sujeito oracional, fica no singular (=verificou-se ISSO/ISSO foi verificado).
D) O que se conclui das experiências relatadas é que cabe aos poderes públicos tomar iniciativas que nos levem a respeitar o espaço urbano → CORRETO.
E) O fato de haver desordem e sujeira no espaço urbano acabam por incitar o cidadão a reagir como um contraventor ou pequeno criminoso → INCORRETO. O correto é "acaba". Temos um sujeito simples com núcleo no singular (fato). O verbo deve ficar no singular para que a concordância verbal fique correta (acaba).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Complementando ...
A) não se implanta políticas de segurança
VTD + SE = Partícula apassivadora - transforma o objeto direto em sujeito e com ele mantém concordância.
Políticas públicas de segurança não são implantadas.
B) O verbo haver no sentido de existir é impessoal = sem pessoa , sujeito , plural- e o seu auxiliar é impessoal por tabela.
Deixa de haver (..)
C) Logo se verificaram / (isso )que medidas semelhantes foram tomadas por outros países.
Perceba só.. conseguimos encaixar um isso dentro dessa estrutura : Sujeito oracional dentro da estrutura de uma oração subordinada subjetiva. Beleza, mas o q tem?
O verbo deve ficar no singular. logo se verifica / isso.
D) Mesma lógica... o que se conclui é / isso /
E) O FATO -----ACABA POR INCITAR (..)
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo