Conforme Vygotsky (1991), a brincadeira infantil é uma situa...
Conforme Vygotsky (1991), a brincadeira infantil é uma situação imaginária na qual a criança pode ,no mundo dos sonhos, realizar desejos até então impossíveis para a sua realidade. Portanto, o brincar "é imaginação em ação" (FRIEDMANN, 1996). Acerca dessa temática, analise as afirmações a seguir:
I. O jogo é um fenômeno cultural com múltiplas manifestações e significados que, independente, da época, da cultura ou do contexto, permanecem intactos, pois o que caracteriza uma situação de jogo é a atividade da criança, sua intenção em brincar, a presença de regras que lhe permitem identificar sua modalidade.
II. Compreende-se que o jogo age como estratégia didática, facilitando a aprendizagem quando as situações são projetadas e orientadas pelo adulto, visando ao aprender proporcionar à criança a construção de algum tipo de conhecimento.
III. A brincadeira é prática e o jogo é simbólico, ou seja, enquanto a brincadeira é livre, o jogo inclui um objetivo final a ser alcançado, a vitória.
Está CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: II, apenas.
Vamos entender melhor o tema da questão e como ela aborda os conceitos de Vygotsky e a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
Vygotsky (1991) enfatiza que a brincadeira infantil é uma situação imaginária que permite à criança realizar desejos e ações que, na realidade, ainda não são possíveis. Isso porque o brincar é uma forma de "imaginação em ação", como descrito por Friedmann (1996).
Para resolver essa questão, precisamos analisar cada uma das afirmações propostas. Vamos lá:
Afirmação I: O jogo é um fenômeno cultural com múltiplas manifestações e significados que, independente da época, da cultura ou do contexto, permanecem intactos, pois o que caracteriza uma situação de jogo é a atividade da criança, sua intenção em brincar, a presença de regras que lhe permitem identificar sua modalidade.
Essa afirmação contém um erro. Embora o jogo seja realmente um fenômeno cultural com múltiplas manifestações, ele não permanece intacto independentemente da época, cultura ou contexto. A forma como as crianças jogam e o significado atribuído ao jogo podem variar significativamente entre diferentes culturas e contextos históricos.
Afirmação II: Compreende-se que o jogo age como estratégia didática, facilitando a aprendizagem quando as situações são projetadas e orientadas pelo adulto, visando ao aprender proporcionar à criança a construção de algum tipo de conhecimento.
Essa afirmação está correta. O jogo pode ser utilizado como uma estratégia didática, principalmente quando é projetado e orientado por adultos com o objetivo de facilitar a aprendizagem e promover a construção de conhecimento pela criança.
Afirmação III: A brincadeira é prática e o jogo é simbólico, ou seja, enquanto a brincadeira é livre, o jogo inclui um objetivo final a ser alcançado, a vitória.
Essa afirmação está parcialmente incorreta. Primeiro, brincadeira e jogo não são necessariamente opostos em termos de prática e simbolismo. Além disso, a brincadeira também pode ser simbólica e não apenas prática. A afirmação simplifica demais as distinções entre brincadeira e jogo, o que não reflete a complexidade do conceito.
Portanto, a única afirmação correta é a II, que aborda de maneira adequada como o jogo pode servir como uma estratégia didática para facilitar a aprendizagem infantil.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo