A ética das atividades de um profissional, regida pela obser...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Item E
alguém pode explicar?
Questao de alto nivel ! Muito boa !
A alternativa que explicita a característica mencionada é:
E) A psicologia possibilita um diálogo e um aprofundamento de questões éticas, bioéticas e morais no contexto da saúde, devido à compreensão e caracterização da consciência de si, permeada de valores culturais e relacionais, que somente são identificadas na espécie humana.
A psicologia, como profissão, vai além das normas de conduta do exercício profissional ao permitir uma compreensão mais profunda e uma reflexão sobre questões éticas, bioéticas e morais no contexto da saúde. Ela considera a complexidade da consciência humana, influenciada por valores culturais e relacionais, e promove um diálogo sobre essas questões que ultrapassa as simples normas de conduta profissional.
A) "A psicologia possibilita um diálogo e um aprofundamento de questões éticas, bioéticas e morais no âmbito da saúde por propiciar ao paciente independência de vontade e ação."
Esta alternativa destaca que a psicologia permite um diálogo mais profundo sobre questões éticas, bioéticas e morais devido à independência de vontade e ação que ela proporciona ao paciente. No entanto, não explica explicitamente como a psicologia ultrapassa as normas de conduta profissional.
B) "O princípio de autonomia característico da relação paciente e profissional de saúde é proporcionado pela psicologia, já que propicia ao paciente independência de vontade e de ação."
Semelhante à alternativa A, esta afirma que a psicologia promove a autonomia do paciente, mas não esclarece como a psicologia vai além das normas de conduta profissional.
C) "Aliados à psicologia, os profissionais da saúde asseguram respeito aos interesses dos pacientes, embora, em ocasiões de grande complexidade e risco de morte, seja priorizado o dever de preservar a vida."
Esta alternativa menciona o respeito aos interesses dos pacientes, mas não discute explicitamente como a psicologia ultrapassa as normas de conduta profissional.
D) "Aliados à psicologia, os profissionais da saúde asseguram práticas aos pacientes implicados em uma suposição legal de preservação da vida e fornecimento de cuidados com ou sem a permissão dos mesmos."
Essa alternativa aborda questões legais e éticas, mas não explica claramente como a psicologia transcende as normas de conduta profissional.
E) "A psicologia possibilita um diálogo e um aprofundamento de questões éticas, bioéticas e morais no contexto da saúde, devido à compreensão e caracterização da consciência de si, permeada de valores culturais e relacionais, que somente são identificadas na espécie humana."
Esta alternativa destaca como a psicologia permite um diálogo mais profundo sobre questões éticas, bioéticas e morais no contexto da saúde, devido à sua compreensão da consciência humana e seus valores culturais e relacionais. Explicita como a psicologia vai além das normas de conduta profissional ao permitir uma reflexão mais profunda sobre essas questões.
Portanto, a alternativa correta é a E, pois é a única que explica claramente como a psicologia transcende as normas de conduta profissional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo