De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235575 Psicologia
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, da American Psychiatric Association, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade. Os sintomas iniciam-se na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida. A prevalência mundial de TDAH estimada em crianças e adolescentes é de 3% a 8%, dependendo do sistema de classificação utilizado. Embora o TDAH seja frequentemente diagnosticado durante a infância, não é raro o diagnóstico ser feito posteriormente. As evidências científicas sustentam sua continuidade na idade adulta, com uma prevalência estimada entre 2,5% a 3%. No Brasil, a prevalência de TDAH é semelhante à relatada em todo o mundo, com 7,6% de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, 5,2% de indivíduos entre 18 e 44 anos e 6,1% de indivíduos maiores de 44 anos apresentando sintomas de TDAH. Os sintomas e o comprometimento do TDAH são frequentemente graves durante a infância e podem evoluir ao longo da vida. A médio e longo prazo, crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar dificuldades no desempenho acadêmico, nas interações interpessoais e autoestima baixa. Apesar de ter se tornado uma condição bastante conhecida nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH não é simples, pois os seus principais sintomas se confundem com outras condições clínicas e com características normais do desenvolvimento do indivíduo. Assim, torna-se necessária a utilização de critérios operacionais que são estabelecidos a partir da realização da avaliação clínica por profissionais capacitados e experientes. Logo, assinale a alternativa CORRETA, que está associado às características e comportamentos frequentes em pessoas com TDAH.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A. Vamos entender por quê, analisando cada alternativa e como elas se relacionam com o tema do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Alternativa A: "Transtornos hipercinéticos sempre têm início em fases iniciais do desenvolvimento, usualmente nos primeiros cinco anos de vida. Suas principais características são faltas de persistência em atividades que requeiram envolvimento cognitivo e uma tendência a mudar de uma atividade para outra sem completar nenhuma, juntamente com movimentos excessivos do corpo de forma descoordenada."

Essa alternativa está correta porque descreve características comuns do TDAH, como a falta de persistência em atividades que exigem concentração e o comportamento hiperativo e impulsivo. Esses sintomas geralmente se manifestam cedo na infância, o que está de acordo com o conhecimento atual sobre o TDAH.

Alternativa B: "Adultos hipercinéticos são assiduamente prudentes, propensos a cuidados e não geram em problemas disciplinares por infrações de regras."

Essa alternativa está incorreta porque adultos com TDAH podem apresentar impulsividade e dificuldades em seguir regras. Além disso, a descrição de adultos sendo "assiduamente prudentes" não se alinha com o comportamento típico de impulsividade e falta de atenção que caracteriza o TDAH.

Alternativa C: "Inclui comportamento social e autoestima elevada. Em consonância, há considerável sobreposição entre hipercinesia e outros padrões de comportamento altruísta."

Essa alternativa está incorreta porque o TDAH frequentemente está associado a dificuldades nas interações sociais e baixa autoestima. A sobreposição com comportamentos altruístas não é uma característica típica do transtorno.

Alternativa D: "Transtornos hipercinéticos são mais frequentes em adultos do que em crianças. Dificuldades de leitura associada a outros problemas sociais são comuns."

Essa alternativa está incorreta porque o TDAH é geralmente diagnosticado na infância. Apesar de persistir na vida adulta, a prevalência é maior em crianças. Além disso, embora dificuldades de leitura possam ocorrer, não é a característica central para definir TDAH.

Alternativa E: "Seus relacionamentos com adultos são, com frequência, socialmente inibidos, com uma precaução e reserva normais; elas são populares com outras crianças e podem se tornar sociais."

Essa alternativa está incorreta porque pessoas com TDAH frequentemente têm dificuldades sociais, tanto com adultos quanto com outras crianças. A afirmação de que são "populares com outras crianças" não reflete a realidade de muitos indivíduos com TDAH, que podem enfrentar desafios em suas interações sociais.

Em resumo, a alternativa A é a correta, pois descreve com precisão as características e comportamentos frequentes em pessoas com TDAH, alinhando-se com as informações fornecidas pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) da American Psychiatric Association.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para Cameron & Hill (1996), um detalhe interessante é que esse quadro está incluído em sua totalidade no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Transtorno Hipercinético, segundo o CID-10, é um subtipo de TDAH com características e sequelas mais graves.

Fonte instituto neurosaber

CORRETA ALTERNATIVA - A

A saber, um transtorno hipercinético é uma condição caracterizada por níveis excessivos de atividade motora, impulsividade e dificuldades de atenção. Esse termo é frequentemente usado como sinônimo para se referir ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), particularmente em contextos ou classificações que enfatizam a hiperatividade e a impulsividade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo