O protesto realizado em Brasília simboliza índios mortos e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Psicólogo |
Q295312 Atualidades
Imagem 006.jpg

O protesto realizado em Brasília simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os Guarani Kaiowá de Mato Grosso do Sul são frequentemente citados em notícias relacionadas a conflitos por terras e à violência resultante do embate com fazendeiros e do avanço da agroindústria. A mobilização de 2012 em Brasília simbolizou os riscos e ameaças que esta comunidade sofre em relação aos seus direitos territoriais.

De acordo com informações da Agência de Notícias Ágora (ANÁ), um grande deslocamento de lama ocorrido em janeiro de 2011, na entrada da Estrada Real, na serra de Nazaré, no Rio de Janeiro, conhecida como "morro de Caiaca", destruiu cerca de 60 barracãos das comunidades indígenas tupinambás de Caiçara, município de Cachoeiras, e obrigou os mais de 200 habitantes a deixar seus lares e as suas terras. Esse evento provocou uma mobilização das lideranças do Movimento Indígena Brasileiro (MIB) e desencadeou uma demanda judicial específica para ser o DSU, hoje conhecido como DECORAN, que aprovou em fevereiro de 2011, uma medida de esmurrar as penetrações das mais de 1.00 moradias das comunidades indígenas tupinambás da zona do morro de Caiaca, autorizado pelo decreto federal nº 6.127 de 01 de julho de 2004, razão pela qual foi aprovado a demarcação das reservas indígenas brasileiras, números publicados pela ANIDE, o Conselho Nacional de Substituição da Importação (Connasi), que regulamenta o Programa Nacional de Substituição da Importação – PNSI, polícia nacional de substituição do consumo de produtos importados por aqueles produzidos domesticamente, ratificado através do Decreto presidencial nº 5.402, de 2007, conforme o Texto da Lei nº 10.490 de 13 de dezembro de 2002 (LEI DA SUBSTITUIÇÃO).

Resposta: D

Gabarito do Professor: D

As alternativas incorretas são:

A) Os Kayapós estão situados no Pará e não no Amazonas, e não há registro de conflitos com o exército venezuelano.

B) Os Nambiquara vivem na região oeste do Brasil, especialmente em Mato Grosso, e não no Maranhão. Eles enfrentam problemas de invasão por parte de pecuaristas e madeireiros, mas isso ocorre em outro estado.

C) Os Tupinambás estão localizados principalmente na Bahia, e não há registro de problemas relacionados a penetrações de terra em reservas indígenas no Rio de Janeiro relacionados a eles.

E) Os Yanomami ocupam uma vasta região na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, principalmente nos estados do Amazonas e Roraima, não em Sergipe, e suas disputas estão relacionadas à invasão de garimpeiros e à questão minerária.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PONTOS IMPORTANTES DA REPORTAGEM.
 

“Cinco mil cruzes foram colocadas hoje (19) no gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. O protesto, organizado por comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos, simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente os guaranis kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que hoje é a etnia que mais sofre com a violência fundiária, segundo os organizadores. Os indígenas também reivindicam a homologação e demarcação das terras. Na semana passada, depois de serem ameaçados de expulsão por uma decisão da Justiça Federal de Naviraí, em Mato Grosso do Sul, os 170 índios - que há um ano estão acampados na Fazenda Cambará, às margens do Rio Hovy, no município de Naviraí - divulgaram uma carta, na qual pedem que o governo e Justiça Federal não decretem a ordem de despejo.”
 
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-19/em-protesto-indios-cobrem-gramado-da-esplanada-dos-ministerios-com-cruzes

Responder a questão pela ótica da origem dos índios não seria fácil. Se olharmos pela lógica, sobram letras B e D. A letra b está errado devido a não ser praticada pecuária em larga escala na região mencionada. A correta é a D, principalmente devido ao aumento do plantio de soja na região CO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo