Como prática docente, a avaliação deve ser contínua e siste...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q880022 Pedagogia
Como prática docente, a avaliação deve ser contínua e sistemática. Ela é contínua, porque é compreendida como elemento de reflexão permanente sobre o processo de aprendizagem do aluno, levantando seu desenvolvimento através de avanços, dificuldades e possibilidades; e sistemática, porque deve ser vista como uma ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o sucesso da tarefa educativa. Os tipos de avaliação que procuram dar conta dessas múltiplas facetas são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - inicial, formativa e somativa.

A avaliação educacional é um componente fundamental do processo de ensino e aprendizagem. A compreensão de que a avaliação deve ser contínua e sistemática é essencial para que ela cumpra seu papel não apenas de mensurar, mas também de diagnosticar e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento do aluno. Sendo contínua, a avaliação acompanha o processo de aprendizagem de maneira constante, identificando avanços e dificuldades do aluno. Por ser sistemática, essa prática avaliativa integra-se ao cotidiano escolar, acontecendo de forma regular e organizada para garantir que seja parte do processo educativo, e não um evento isolado.

Dentro desse contexto, temos três tipos principais de avaliação:

  • Avaliação Inicial: também conhecida como diagnóstica, ocorre no início do processo educativo. Seu objetivo é verificar os conhecimentos prévios dos alunos, ajudando o professor a planejar suas ações pedagógicas de forma a atender às necessidades do grupo.
  • Avaliação Formativa: é realizada ao longo do processo educativo. Esta avaliação tem o caráter contínuo, pois acontece de maneira integrada ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo informações sobre o progresso do aluno, e permitindo ajustes tanto na metodologia do professor quanto nas estratégias de estudo do aluno.
  • Avaliação Somativa: ocorre ao final de um período de aprendizagem, como o término de um bimestre, semestre ou do próprio ano letivo. Seu objetivo é sintetizar o que foi aprendido, podendo resultar em uma nota ou conceito que indica o nível de desempenho do aluno.

A alternativa correta, C, é a que adequadamente identifica esses três tipos de avaliação. A alternativa A incorre ao mencionar "interpretativa" e "final", termos que não são comumente utilizados no contexto da avaliação educacional com os significados atribuídos pelos outros tipos. A alternativa B introduz o termo "mediadora", que embora seja uma concepção relevante em avaliação, não é usualmente classificado como um tipo de avaliação. A alternativa D repete o termo "inicial" e erra ao citar "final", que não é um tipo de avaliação reconhecido, mas sim uma característica que pode ser associada à avaliação somativa.

Portanto, a alternativa C captura a essência da avaliação educacional ao identificar os três tipos de avaliação que efetivamente compõem a prática avaliativa contínua e sistemática: a inicial (ou diagnóstica), a formativa e a somativa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Avaliações diagnósticas (inicial):

Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que ele não sabe. A avaliação diagnóstica normalmente acontece no início de uma nova fase da educação e abrange tópicos que serão ensinados aos alunos nas próximas aulas.

Os professores utilizam as informações das avaliações diagnósticas para nortear o quê e como ensinar. Eles passarão mais tempo ensinando as habilidades nas quais seus alunos enfrentam mais dificuldades de acordo com os resultados da avaliação diagnóstica. As avaliações diagnósticas também podem ser uma ferramenta útil para os pais. O feedback que meus filhos recebem nestas avaliações apontam que tipo de conteúdo eles estarão trabalhando em aula e me permite prever quais as habilidades ou as áreas em que poderão enfrentar problemas.

Avaliação formativa:

Esse tipo de avaliação é usada para medir a aprendizagem do aluno durante a aula. Ela é informal e vale pouca nota, utilizada ao longo de uma palestra e desenvolvida para dar aos alunos a oportunidade de mostrarem que compreenderam o assunto (como no exemplo acima, com a atividade do relógio). As escolas normalmente não enviam os relatórios das avaliações formativas para casa, mas trata-se de uma parte importante do ensino e da aprendizagem dentro da escola. Se você ajuda seus filhos com a tarefa de casa, você provavelmente está utilizando uma versão das avaliações formativas quando estudam juntos.

Avaliação comparativa:

Esta avaliação é usada para verificar se os alunos dominam um tópico do conteúdo. A avaliação comparativa é aplicada durante ou depois de uma aula e abrange uma parte do material. Ao contrário das avaliações diagnósticas, os alunos devem dominar o conteúdo da avaliação comparativa. Os pais receberão o feedback dessas avaliações frequentemente e eles são importantes para mim como mãe, pois me dão uma visão de quais conceitos os meus filhos não dominam. Se desejo rever um conceito com meus filhos, posso encontrar lições, vídeos ou jogos online, ou pedir recursos aos seus professores.

Avaliação somativa:

Esta avaliação é utilizada como uma forma de controle, no final do ano ou do curso, para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral. Esse tipo de avaliação é semelhante à avaliação comparativa, mas abrange tudo o que os alunos aprenderam ao longo do ano. Estas avaliações são aplicadas para todos os alunos em sala de aula, para que todos tenham uma oportunidade igual de demonstrarem o que sabem. Os alunos demonstram sua capacidade de desempenho em um nível prescrito como padrão para o teste de proficiência.

Diagnóstica (inicial), formativa e somativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo