Analise as afirmativas a seguir: I. O fim do czarismo na Rú...
I. O fim do czarismo na Rússia ocorreu sob fortes movimentos populares e iniciativas revolucionárias em todo o seu território. A maioria das tentativas de derrubar o governo da Família Imperial Russa foram fracassadas ou fortemente repelidas pelo exército. Nesse contexto, foi apenas com a ampliação do grupo político denominado de “Mencheviques” que as ações revolucionárias começaram a ter êxito, pois os indivíduos dessa corrente revolucionária defendiam que a Revolução Comunista não deveria seguir as etapas definidas por Marx.
II. A República Socialista Federativa Soviética Russa, em conjunto com as Repúblicas Socialistas Soviéticas da Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia, formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou simplesmente União Soviética, em 30 de dezembro de 1822. Essa federação, após sucessivas trocas de líderes impopulares, adotou como líder, em 1911, Josef Stalin, o qual se manteve como supremo chanceler da URSS até 1972.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
Alternativa D: As duas afirmativas são falsas.
Comentário sobre a afirmativa I:
O fim do czarismo na Rússia foi marcado, de fato, por movimentos populares e uma série de iniciativas revolucionárias. Contudo, o erro na afirmativa está no papel atribuído aos "Mencheviques". Na realidade, os Mencheviques defendiam uma abordagem mais gradual para a transição para o socialismo e não foram o grupo primário por trás do sucesso das revoluções na Rússia. Os "Bolcheviques", liderados por Vladimir Lenin, foram o grupo que defendeu a necessidade de uma revolução imediata e, após a Revolução de Outubro de 1917, assumiram o poder na Rússia, estabelecendo o que viria a ser a União Soviética.
Comentário sobre a afirmativa II:
A data da formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) está incorreta. A URSS foi oficialmente criada em 1922, não em 1822. Além disso, Josef Stalin tornou-se líder da União Soviética após a morte de Lenin em 1924, e não em 1911, como mencionado. Stalin permaneceu no poder até sua morte em 1953, e não até 1972. Portanto, os erros factuais nesta afirmativa tornam a declaração falsa.
Por conta desses erros, a única alternativa correta é a Alternativa D, que afirma que ambas as afirmativas são falsas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I- Bolcheviques - queriam a revolução imediata. Já os Mencheviques defendiam um densenvolvimento capitalista para posteriormente a revolução.
II - Revolução Russa ocorreu em 1917 e primeiro líder foi Lenin , posteriormente o Stalin.
GABARITO: LETRA D
A afirmativa II possui uma série de erros cronológicos. A Revolução Russa se inicia em 1917 e teve como seu primeiro líder o revolucionário bolchevique Vladimir Lenin. Já o governo de Stalin vai de 1927 a 1953.
@projeto.polimata
Stalin governou de 1927 até 1953, essa II tá muito errada.
supremo chanceler
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo