Analise as afirmativas a seguir: I. As ações revolucionária...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883651 História
Analise as afirmativas a seguir:

I. As ações revolucionárias no antigo Império Russo foram, em grande parte, retardadas devido à falta de consenso entre seus líderes sobre a forma como se deveria derrubar o Império e implantar um governo do povo. Esses conflitos internos entre os grupos revolucionário apenas cessaram quando Lenin assumiu a liderança do Partido dos Trabalhadores e determinou que a Revolução Comunista apenas poderia ocorrer em um país onde o capitalismo tivesse atingido um elevado grau de maturidade em relação às práticas do mercado financeiro.

II. Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo de Lenin, foi um revolucionário comunista, político e teórico político do Socialismo que governou a URSS de 1917 até 1930, quando implantou uma série de ações estatais que tolheram as bases do que seriam as “repúblicas soviéticas”, no mandado do seu sucessor, Stálin.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige particular atenção na medida em que a proposição das perguntas de múltipla escolha é a de apontar a alternativa correta que responde a pergunta, ou, menos frequentemente, aquela que, entre as alternativas, está fora de contexto e não responde a questão proposta.  A presente pergunta, se olharmos o gabarito, apresenta duas afirmativas falsas. O respondente tem que estar bastante seguro de seu conhecimento acerca do tema. A tendência natural, ao ler as assertivas e perceber que ambas são falsas, é de achar que o erro está em sua leitura e em sua interpretação. Este tipo de questão é bastante desestabilizador.

A pergunta versa essencialmente sobre a posição e importância de Lênin no processo revolucionário russo, mas é  necessário conhecer em mais detalhes teoria de análise  e, do processo  histórico como um todo, de forma a detectar o que é falso e o que não é nas duas assertivas apresentadas.

Sobre Revolução Russa , a publicação de Daniel Aarão Reis – A Revolução que mudou o Mundo, é basilar, assim como a de Marc Ferro, A Revolução Russa de 1917. O livro de Paulo Vezentini , Os Paradoxos da Revolução Russa apresenta um contraponto interessante às outras obras

AFIRMATIVA I – FALSA- Havia várias propostas revolucionárias, como a dos SRs e dos Mencheviques,  em pauta à época da crise do Império Russo, primordialmente após a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial . No entanto, entre os bolcheviques, grupo do qual Lênin fazia parte, não havia discussões acerca de lideranças e projetos. Não houve dissensões internas dentro de cada grupo . E , ao expor suas teorias  em livros e panfletos , Lênin defendeu a ideia de que a revolução iria acontecer em um país capitalista menos avançado , onde a essência do lucro dependia da superexploração da mão-de-obra. É o que Lênin chamou de “ elo mais fraco da corrente”. A classe trabalhadora não teria canais políticos para a defesa dos seus interesses e necessidades . Portanto tornar-se-iam potencialmente revolucionários.

AFIRMATIVA II- FALSA- Lênin foi um teórico acerca de teoria da revolução socialista como passo para o estabelecimento do comunismo. Esteve à frente do processo revolucionário russo desde 1917 era o líder do Comitê Central, o poder executivo na Rússia revolucionária. Faleceu de hemorragia cerebral em 1924. Portanto, a afirmativa é falsa quando o coloca no poder  até 1930 e aponta medidas que ele não poderia ter tomado. A organização das Repúblicas Socialistas em torno de Moscou deve-se a Stalin, que esteve efetivamente no poder após 1928. Entre 1924 e 28 há uma disputa interna entre a ala stalinista e a ala Trotskista entre os bolcheviques.

Alternativas:

A)     INCORRETA

B)     INCORRETA

C)     INCORRETA

D)     CORRETA- As duas afirmativas apresentadas são falsas

RESPOSTA: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Lenin era Bolchevique - queria a revolução imediata. Já os Menchevique defendia um densenvolvimento capitalista para posteriormente a revolução.

I - No governo de Lenin teve a NEP-Nova Política Economica- ; que adotou o liberalismo para enfrentar a crise. Já Stalin, fez os Planos Quinquenais; coletivização forçada da terra e maciça industrialização, ou seja forte intervenção estatal na economia-Economia Planificada-, difere, portanto , as práticas dos 2 governantes.

GABARITO: LETRA D

Além do que já foi exposto pelo colega, Lenin morreu em 1924, sendo impossível portanto que seu governo tivesse ido até 1930, conforme mencionado erroneamente na afirmativa II.

@projeto.polimata

cretinos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo