Analise as afirmativas a seguir: I. A avaliação diagnósti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883665 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação diagnóstica permite ao educador verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.

II. A avaliação somativa permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas, o que favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação dos alunos por notas. 

III. A avaliação da aprendizagem deve ser um momento de reflexão e, por isso, não deve ser estática nem ter caráter classificatório. Ela é, fundamentalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e, nesse sentido, o professor precisa desauxiliar o educando durante todo o caminho da aprendizagem.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

III- DESAUXILIAR é o único erro da questão. Precisa-se ler as alternativas completamente, pois os examinadores hajem de má fé!

Para mim, todas as três deveriam está errada, pois:

I- O professor não conseguiria ter um conhecimento prévio de um aluno, como se houvesse um conceito prévio

II- A avaliação não pode classificar os alunos, como se tivesse colocando um acima do outro

III- O professor deve auxiliar sempre o aluno

1. Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. A partir desse tipo de avaliação, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões pedagógicas da instituição. Ela pode ser aplicada com: provas escritas, provas orais, e simulados.

2. Avaliação formativa

Já a avaliação formativa tem como objetivo avaliar se as práticas pedagógicas aplicadas na sua IES estão gerando os resultados esperados. Ela identifica os principais gargalos na relação do aluno com os métodos de aprendizagem, fazendo com que os professores entendam o que está dando certo ou não.

A avaliação formativa pode ser aplicada com estudos de caso, lista de exercícios, seminários, autoavaliação, e qualquer abordagem que ajude a entender o perfil de cada aluno e de que forma ele se sente mais confortável aprendendo.

3. Avaliação somativa

A avaliação somativa irá examinar o desempenho dos alunos como um todo, entendendo se ele realmente tem domínio do conteúdo ou não. Por exemplo, a avaliação é aplicada todo fim de semestre ou do ano para ter uma ideia mais ampla de como foram os resultados, principalmente em comparação com períodos anteriores. Isso ajuda a entender se eventuais mudanças anteriores foram efetivas ou não;

Esse tipo de avaliação pode ser aplicado com: exames de múltipla escolha, exames que pedem respostas dissertativas, entre outros que foquem no conteúdo das disciplinas.

4. Avaliação comparativa

Como o próprio nome já diz, a avaliação comparativa vai entender o aproveitamento de um aluno, comparando um período com outro. E esse tempo a ser avaliado e comparado pode ser definido pelos profissionais da educação.

Pode ser, por exemplo, o começo de uma aula e seu fim, ou um semestre com outro, um ano com outro. Se o período de comparação for menor, fica mais fácil acompanhar os resultados de perto.

A avaliação comparativa pode ser aplicada com: resumos de conteúdo, testes rápidos, para os períodos curtos, relatórios, etc.

É sempre bom lembrar que os tipos de avaliação são complementares e, se possível, devem ser aplicados em conjunto na sua instituição. Ao pensar em seus processos avaliativos, pense em cada um desses tipos e tente sempre incluí-los.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo