De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, o q...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender por quê.
Política Nacional de Educação Especial: A questão aborda a Política Nacional de Educação Especial, que é um conjunto de diretrizes e ações voltadas para assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso à educação de qualidade, promovendo sua inclusão social.
Tecnologias Assistivas: Este termo refere-se a uma variedade de recursos e serviços que facilitam a vida de pessoas com deficiência, oferecendo-lhes mais autonomia, independência e qualidade de vida. Exemplos incluem softwares, aparelhos de comunicação, adaptações em mobiliário, entre outros.
Explicação da Alternativa Correta (B): A alternativa B descreve corretamente as tecnologias assistivas como recursos e serviços que visam proporcionar autonomia, inclusão social e qualidade de vida às pessoas com deficiência. Está alinhada com os princípios da inclusão educativa, que busca integrar todos os alunos no ambiente escolar.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: Esta alternativa sugere que as tecnologias assistivas substituem os materiais didáticos convencionais, mas não é exatamente o caso. Elas são complementares e ajudam a adaptar os ambientes de aprendizagem, mas não necessariamente substituem materiais.
C: Estratégias de ensino que eliminam a necessidade de adaptação curricular não são o foco das tecnologias assistivas. Estas estratégias podem ser parte de práticas inclusivas, mas a tecnologia assistiva se concentra em recursos tangíveis e serviços.
D: Esta opção foca apenas em tecnologias para deficiência auditiva, como aparelhos auditivos. No entanto, o conceito de tecnologias assistivas é mais amplo e abrange diversas necessidades além das auditivas.
E: Equipamentos usados para avaliação psicopedagógica não se enquadram no conceito de tecnologias assistivas, que são voltadas para apoiar diretamente a funcionalidade e a independência da pessoa com deficiência no dia a dia.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Decreto nº 10.645, de 11 de março de 2021, instituiu o Plano Nacional de Tecnologia Assistiva (PNTA), que tem como objetivo promover ações que visem a inclusão social e o acesso das pessoas com deficiência às Tecnologias Assistivas (TA).
Art. 2º Para fins do disposto neste Decreto, considera-se:
I - tecnologia assistiva ou ajuda técnica - os produtos, os equipamentos, os dispositivos, os recursos, as metodologias, as estratégias, as práticas e os serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social; e
II - instituto de pesquisas oficiais - as empresas, as instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas, e os núcleos de tecnologia assistiva e acessibilidade das instituições públicas de educação superior, destinados às atividades de pesquisa e de desenvolvimento, que objetivem a geração de produtos, de processos e de serviços inovadores e a transferência e a difusão de tecnologia, nos termos do disposto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo