Se um fármaco tem uma meia-vida de 8 horas e é administrado...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão informa que um fármaco tem uma meia-vida (t½) de 8 horas e é administrado por via intravenosa. Pergunta qual o tempo que o fármaco precisa para alcançar o estado de equilíbrio.
O estado de equilíbrio é alcançado quando a velocidade de eliminação se iguala à de administração, de modo que a concentração no plasma e nos tecidos fique relativamente constante. Essa concentração plasmática no estado de equilíbrio é chamada de Css (do inglês, steady-state).
Como o caso especificado na questão é de um fármaco administrado por via intravenosa, é sabido que a administração contínua ou repetida resulta em acúmulo do fármaco até alcançar um estado de equilíbrio. WHALEN et. al (2016), sobre o tempo necessário para alcançar a concentração de equilíbrio do fármaco, resume que “a concentração de um fármaco aumenta desde zero, no início da infusão, até alcançar o nível de equilíbrio Css. A constante de velocidade para alcançar o estado de equilíbrio é a constante de velocidade para a eliminação corporal total do fármaco. Assim, 50% da Css do fármaco, observada após o tempo decorrido entre a infusão (t), é igual a t½, em que t½ é o tempo necessário para que a concentração do fármaco se altere em 50%. Após outra meia-vida, a concentração do fármaco alcança 75% da Css. A concentração do fármaco é de 87,5% da Css após 3 meias-vidas, e 90% em 3,3 meias-vidas. Assim, o fármaco alcança o estado de equilíbrio em cerca de 4-5 meias-vidas" [1].
Dessa forma, como o fármaco alcança o estado de equilíbrio em cerca de 4 a 5 meias-vidas, e a questão informa que o fármaco tem uma meia-vida de 8 horas, temos que:
- Para 4 meias-vidas:
- 4 × t½ = 4 × 8 (h) = 32 horas
- Para 5 meias-vidas:
- 5 × t½ = 5 × 8 (h) = 40 horas
Analisemos as alternativas.
A) 6 horas.
INCORRETA. 6 horas está muito abaixo do intervalo de tempo que o fármaco em questão precisa para alcançar o estado de equilíbrio, que se dará em torno de 32 a 40 horas.
B) 64 horas.
INCORRETA. 64 horas está muito acima do intervalo de tempo que o fármaco em questão precisa para alcançar o estado de equilíbrio, que se dará em torno de 32 a 40 horas.
C) 12 horas.
INCORRETA. 12 horas está abaixo do intervalo de tempo que o fármaco em questão precisa para alcançar o estado de equilíbrio, que se dará em torno de 32 a 40 horas.
D) 32 horas.
CORRETA. Como visto, 32 horas é um tempo razoável para o fármaco analisado. Esta é a única alternativa que refere um tempo compreendido no intervalo calculado, que é entre 32 a 40 horas.
E) 24 horas.
INCORRETA. 24 horas está abaixo do intervalo de tempo que o fármaco em questão precisa para alcançar o estado de equilíbrio, que se dará em torno de 32 a 40 horas.
GABARITO DO PROFESSOR: D.
GABARITO DA BANCA: D.
REFERÊNCIA
[1] WHALEN, K; FINKEL, R; PANAVELI, TA. Farmacologia Ilustrada. Artmed, 6ª ed, 2016.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O ESTADO DE EQUILÍBRIDO É GERADO EM TORNO DE 4-5 T1/2. OU SEJA. PARA QUE O FÁRMACO ALCANCE O ESTADO DE EQUILÍBRIO SÃO NECESSÁRIAS DE 4 A 5 MEIA-VIDAS. LOGO DE 32 A 40 HORAS.
.
.
.
GABARITO ''D''
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo