Acerca dos biomas brasileiros e de interferências antrópicas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996891 Geografia

Acerca dos biomas brasileiros e de interferências antrópicas nesses biomas, julgue o item subsecutivo.


Os processos de desertificação e de salinização dos perímetros irrigados são impactos da ação antrópica encontrados tanto na caatinga quanto nos biomas de clima subtropical.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima pede para o candidato ler uma afirmação e julgá-la como certa ou errada e tem como tema os problemas de desertificação e salinização do solo.
A afirmação acima cita que esses processos ocorrem em áreas da Caatinga - bioma encontrado na Região Nordeste -, e nos biomas de clima subtropical, que correspondem a área do bioma Pampa, encontrado somente no Estado do Rio Grande do Sul.
Pra responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba quais são as características climáticas dos biomas citados acima, além de entender como e onde ocorrem os processos de desertificação e salinização do solo.
A Caatinga é um bioma situado no interior da Região Nordeste que apresenta em seu interior um clima semiárido, uma vegetação rala e com poucas folhas - que são adaptadas ao clima seco e pouco chuvoso -. 
Já os Pampas, também chamado de Campos Sulinos, é um bioma brasileiro encontrado no Estado do Rio Grande do Sul, que possui um clima subtropical, caracterizado por possuir as quatro estações bem definidas e chuvas bem distribuídas ao longo de todo ano.
Feita a breve descrição dos climas encontrados nos biomas citados no enunciado, é importante deixar claro como e onde ocorre o processo de desertificação e salinização do solo.
O processo de desertificação caracteriza-se como o processo de degradação do solo em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, que se intensificam a partir de atividades humanas (desmatamento, intenso uso do solo por práticas agropecuárias, irrigação inapropriada e mineração) ou de fatores naturais.
Já o processo de salinização. também citado no enunciado, ocorre quando há o grande acúmulo de sais minerais no solo oriundas das águas da chuva, do oceano ou até mesmo da água utilizada pela irrigação na agricultura. Esse acúmulo de sais, faz com o que solo fique infértil e totalmente improdutivo. Assim como o processo de desertificação, também ocorre em maior frequência em ambientes áridos e semiáridos.
Conforme podemos ver, esses dois problemas ambientais ocorrem em áreas áridas e semiáridas, como é o caso da Caatinga, mas não no Pampa, já que é um bioma situado em um clima subtropical, onde há chuvas bem distribuídas. O que ocorre no Rio Grande do Sul, é o processo de arenização que consiste na formação de bancos de areia que ocorrem a partir da excessiva retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, sobretudo em áreas úmidas ou com chuvas bem constantes. Portanto, é um processo diferente da desertificação do solo, já que esse ocorrem em áreas áridas ou semiáridas.
Portanto, a afirmativa está ERRADA.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Entende-se por salinização do solo o processo de excessivo acúmulo de sais minerais, estes geralmente provenientes das águas pluviais, oceânicas ou aquelas utilizadas pela irrigação na agricultura. Trata-se de um problema que vem se acentuando em várias partes do mundo, podendo agravar processos de infertilidade dos solos e até de .

O fenômeno da salinização pode ocorrer naturalmente em diferentes áreas da superfície terrestre – notadamente, nas de clima árido e semiárido –, mas são as ações humanas que ocasionam ou intensificam esse processo, principalmente pela adoção de métodos incorretos na agricultura

Bioma Subtropical é Pampas e lá ocorre Arenização. Na Caatinga ocorre desertificação (antrópico), que é diferente de desertização é que um fenômeno natural de formação de desertos.

No sul é chamado de ARENIZAÇÃO ...

JUSTIFICATIVA CESPE - ERRADO. Apesar de o Rio Grande do Sul apresentar o fenômeno de arenização, que é a formação de bancos de areia similares aos encontrados nos desertos, os processos de desertificação e de salinização ocorrem em ambientes áridos, semiáridos e subúmidos secos, e não em solos submetidos a climas subtropicais.

Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos.

O processo de desertificação ocorre em regiões de baixa:

pluviosidade

zonas áridas

semiáridas e subúmidas secas

envolvendo causas naturais e antrópicas.

Exemplos de Desertificação:

Variações climáticas

Uso intenso do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária

Práticas inadequadas de irrigação

Mineração.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo