Quanto à composição dos tribunais prevista na Constituição ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1276203 Direito Constitucional
Quanto à composição dos tribunais prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, tem-se que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 107, CF: Os Tribunais Regionais Federais compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

A) INCORRETA - Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

B) INCORRETA - Art. 104. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, trinta e três Ministros.

Parágrafo único. Os Ministros do Superior Tribunal de Justiça serão nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:         

I - um terço dentre juízes dos Tribunais Regionais Federais e um terço dentre desembargadores dos Tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio Tribunal;

II - um terço, em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territórios, alternadamente, indicados na forma do art. 94.

C) CORRETA - Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo:

I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público Federal com mais de dez anos de carreira;

II - os demais, mediante promoção de juízes federais com mais de cinco anos de exercício, por antigüidade e merecimento, alternadamente.

D) INCORRETA - Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:      

I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;         

II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.    

● STF = 11 membros[Somos Time de Futebol-11 jogadores] (35<x<65anos)

● STJ = no mínimo 33.(35<x<65anos)

● TSE = no mínimo 7 membros.(TSE --> SET)

● TST = 27 (TST = Trinta Sem Três = 30-3=27)

● STM = 15 membros (Somos Todas Mocinhas - alusão aos 15 anos)

● TRF e TRT = No mínimo 7.(30<x<65anos)

● TRE = 7 membros.

● CNJ = 15 membros (Coroa NJovem [15 anos] , e lembrar que Corn0 Não Julga)

● CNMP = 14 membros.

STJ = Somos um Time de Jesus (idade de Cristo = 33).

Dos oito tipos de tribunais do Poder Judiciário que a CF fala sobre a composição, ela não se refere às idades máx. e mín. dos membros de 3 tipos: TSE, TRE e STM.

Dos que sobram (STF, STF, TST, TRT, TRF), se eles forem TRIBUNAIS SUPERIORES (STF, STJ e TST), a idade sempre será +35 e -65.

Não sendo tribunais superiores (TRF e TRT), será +30 e -65.

*Obs. a CF não fala sobre a composição dos TJs (que é o nono tribunal do PJ), cabendo essa competência às Constituições Estaduais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo