A escola tem sido espaço de interação social de crianças e a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036408 Pedagogia
Texto 1 para responder a questão.


Professora usa papelão para criar máquina de lavar e atrair aluno autista durante aulas

O profissional desenvolveu o brinquedo após perceber o hiperfoco da criança no item.
O pai se comoveu com a atitude: “Avançou muito o conhecimento dele”.


Por Tatiane Barbosa, g1 Goiás (Professora usa papelão para criar máquina de lavar e atrair aluno autista durante aulas | Goiás | G1 globo.com.)
20/04/2024 18h23 Atualizado há 3 meses.


        A professora Elaine Garcia criou uma máquina de lavar roupas feita de papelão para atrair o foco de um aluno de 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Araçu, na região noroeste de Goiás. A decisão de fazer o brinquedo ocorreu depois de Elaine perceber que Pedro dos Santos sempre perguntava sobre o item.

        “Todos os dias, ele perguntava: ‘Você tem máquina de lavar? Qual é sua máquina?’. Aí, eu pensei: “Alguma coisa tem de diferente”, contou a professora à TV Anhanguera.

        Assim, Elaine passou a elaborar atividades para atrair a atenção do aluno com a chamada “máquina da sabedoria”. “Ele consegue ter uma interação maior, compartilhar, viver a pausa. Podemos trabalhar com números, porque há uma quantidade de roupas que ele colocou, quais são as cores das roupas. Então, a partir disso, eu montei um plano pedagógico individualizado para ele”, relatou Elaine.

        Segundo a Elaine, que é pedagoga, sua atuação com o aluno é resultado de enxergar o que Pedro precisava. “O direito de inclusão é deles. Nós não podemos tirar esse direito deles”, afirmou.

        De acordo com a família do aluno, a mudança na abordagem teve resultados positivos.

        “Essa máquina de lavar avançou muito o conhecimento dele. Para a gente que é pai de uma criança com autismo, ver uma obra de arte dessa, não tem preço”, elogia Gustavo Henrique dos Santos, pai de Pedro.
A escola tem sido espaço de interação social de crianças e adolescentes. É lá que muitos deles lidam pela primeira vez com o “diferente”. Criança de cor diferente, religião que não é a sua, crianças com deficiências... nesse cenário os atores do ambiente escolar atuam de modo a mediar os conflitos e estabelecer relações que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento humano saudável. Para atuar como na reportagem, professores precisam planejar suas ações, para tal, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva conta com a adequação curricular que nada mais é que a adaptação dos objetivos e conteúdo do currículo à fase de desenvolvimento psicomotor e cognitivo do estudante com necessidades educacionais especiais. A adequação é um direito de todo estudante com deficiência. No que se refere à caracterização da pessoa com deficiência, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A.

A questão aborda a definição de "pessoa com deficiência" a partir de um contexto de inclusão educacional, exemplificado pelo relato de uma professora que desenvolveu uma estratégia pedagógica inclusiva para um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Alternativa A: Correta. Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada no Brasil, considera-se pessoa com deficiência aquela que possui um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Este impedimento, quando em interação com barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. A alternativa descreve de forma precisa essa definição, destacando a noção de interação com barreiras.

Alternativa B: Esta alternativa está incorreta porque menciona um impedimento de "médio prazo", o que não está alinhado com a definição legalmente aceita, que se refere a impedimentos de longo prazo.

Alternativa C: Também está incorreta porque limita a deficiência a impedimentos de natureza mental e intelectual, excluindo impedimentos físicos e sensoriais, que também são reconhecidos como deficiências.

Alternativa D: Esta alternativa está incorreta pois se refere a impedimentos de "curto prazo" e limita a deficiência a impedimentos somente físicos, desconsiderando outras naturezas de deficiência e o fato de que devem ser de longo prazo.

O tema tratado na questão é fundamental para a compreensão dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no contexto educacional, onde a inclusão e a adaptação curricular são essenciais para garantir a participação plena destes alunos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LEI 13.146/15) Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo