Julgue o item seguinte, relativo ao assunto abordado no frag...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996904 Geografia

Inovações técnicas e organizacionais na agricultura concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra. O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade da circulação de produtos e de informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando-se solos, criando-se sementes e, até mesmo, buscando-se, ainda que pontualmente, impor leis ao clima. Eis o novo uso agrícola do território no período técnico-científico-informacional.

Milton Santos e María Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2005, p. 118 (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativo ao assunto abordado no fragmento de texto anterior e à dinâmica socioeconômica do território brasileiro.


A Lei de Terras, editada no Segundo Reinado, marcou o primórdio da distribuição desigual de terras característica da estrutura fundiária brasileira, por ter estabelecido que a compra fosse a única forma de aquisição de terras públicas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a Lei de Terras, que foi editada no período do Segundo Reinado, no ano de 1850. 

Na afirmação, é reforçada que a lei estabeleceu como único critério de posse de terras a compra e aquisição de terras públicas. Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber o que foi essa Lei de Terras, o objetivo e quais foram as diretrizes estabelecidas através dessa promulgação de lei.

Antes da promulgação da Lei de Terras, os sesmeiros - pessoas que recebiam doações de terras - e posseiros, ocupavam terras a partir de brechas legais que não definia muito bem o critério de posse desses terrenos. Buscando regulamentar a questão da posse de terras, a Lei de Terras apresentou novos critérios em relação aos deveres e direitos dos proprietários de terras.

Essa nova lei surgiu coincidentemente com a proibição do tráfico negreiro em terras brasileiras. Como o tráfico de afrodescendentes gerava muitas riquezas, era importante implantar uma atividade econômica que aproveitasse o potencial produtivo agrícola do país. Além disso, a preocupação de grandes sesmeiros e fazendeiros era que os afrodescendentes recém-libertos e imigrantes estrangeiros conseguissem ser donos de terras, o que aumentaria a competitividade no âmbito agrícola no país.

Com a promulgação dessa lei em 1850, ficou decidido que a forma de aquisição de terras seria por meio da compra e venda ou por meio da doação do estado. Sendo assim, já não era mais permitido obter terras a partir do meio de posse, ato chamado de usucapião. Com isso, negros e imigrantes estrangeiros pouco tiveram acesso às terras do país, uma vez que os mesmos não tinham poder aquisitivo para compra desses terrenos. 

Nesse sentido, é importante ressaltar que a Lei contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária que já existia antes promulgação, em que as grandes e melhores terras também ficaram nas mãos de grandes fazendeiros e proprietários e depois eram passados para suas futuras gerações, contribuindo para o atual processo de concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.

Como a afirmação aponta que a única forma de aquisição dessas terras era por meio da compra, a mesma se torna ERRADA, já que também era possível ter acesso a terrenos que eram doados pelo Estado.

Portanto, a asserção ESTÁ ERRADA.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 601 de 1850

Art. 1º Ficam prohibidas as acquisições de terras devolutas por outro titulo que não seja o de compra.

Exceptuam-se as terras situadas nos limites do Imperio com paizes estrangeiros em uma zona de 10 leguas, as quaes poderão ser concedidas gratuitamente.

não foi a única. (E)

m a l i c i o s a !!!

Ao meu ver, além da questão errar ao dizer que a Lei de Terras estabelecia que a compra era a única forma de aquisição de terras públicas, sendo que, através desta lei, era possível comprar e vender terras, ou recebe-las do governo, outro erro estaria em afirmar que a Lei de Terras marcou o primórdio da distribuição de terras no brasil, sendo que a distribuição de terras, de forma desigual, começou com as Capitanias Hereditárias, logo no início da colonização.

feudo,ainda continua a destribuição de terras onde o ESTADO e o senhorio.

GAB E

CREIO QUE OS PRIMORDIOS DA DESIGUALDADE SERIA:

AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.

GRANDES EXTENSÕES DE TERRAS DISTRIBUÍDAS A POUCOS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo