A vírgula, após a expressão "para o tímido" (4º parágrafo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386167 Português
                                                  Da timidez

                                                                      Luís Fernando Veríssimo


          Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. E como no paradoxo psicanalítico: só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.
          Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre quebram na concentração.
Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando "Não me olhem! Não me olhem!", só para chamar a atenção.
          O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele.           Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo, mas o próprio destino não pensa em outra coisa, a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
          O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos.           Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.

Disponível em: http://ainagaki.sites.uol.com.br/textos/timidez.htm



A vírgula, após a expressão "para o tímido" (4º parágrafo), determina, sintaticamente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para responder à questão sobre a função sintática da vírgula no trecho "para o tímido, não apenas todo mundo", é necessário entender como os elementos da frase estão organizados e qual o papel de cada um. A alternativa correta é a B - Adjunto adverbial antecipado/deslocado da ordem direta da oração.

Vamos analisar o motivo pelo qual essa é a resposta certa:

Adjunto adverbial é um termo que indica circunstâncias como tempo, modo, lugar, causa, entre outros, em relação ao verbo. Quando esse termo é colocado no início da oração, ele está deslocado da posição normal, que seria depois do verbo ou no final da oração. Nestes casos, a vírgula é usada para destacá-lo. No trecho "para o tímido, não apenas todo mundo...", "para o tímido" é um adjunto adverbial de circunstância de referência, indicando a perspectiva ou ponto de vista.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Aposto: O aposto é um termo que explica, exemplifica ou especifica melhor outro termo. No trecho analisado, "para o tímido" não está explicando ou especificando nada; ele está apenas indicando a circunstância de referência. Portanto, não pode ser considerado um aposto.

C - Vocativo: O vocativo é usado para chamar ou invocar alguém. Não é o caso aqui, já que "para o tímido" não está chamando ninguém, mas sim introduzindo a perspectiva do tímido.

D - Ênfase para o sujeito (simples) da oração: Esta alternativa sugere que a vírgula está enfatizando o sujeito da oração, mas "para o tímido" não é o sujeito. A função desse termo é mostrar de quem é o ponto de vista, não enfatizar o sujeito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A vírgula é obrigatória para isolar um adjunto adverbial deslocado, como é o referido caso

 

"Para o tímido, duas pessoas são uma multidão."  (ordem indireta)

     ADJ. ADV.    SUJEITO       VL   PRED. SUJ.

 

"Duas pessoas são uma multidão para o tímido."  (ordem direta)

    SUJEITO     VL    PRED. SUJ.    ADJ. ADV.

 

Observem que, ao passar a oração para a ordem direta, não é mais necessário isolar o adjunto adverbial com a vírgula.

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo