Analisando as transformações ocorridas em termos éticopolíti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474424 Serviço Social
Analisando as transformações ocorridas em termos éticopolíticos no Serviço Social ao longo do desenvolvimento da profissão, verifica-se a partir da década de 1980, em especial no Código de Ética de 1986, a presença do que se entende por uma “nova ética”. De acordo com Barroco (2007), a nova ética presente no Serviço Social é resultado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Código de Ética de 1986 é o primeiro desde o período compreendido entre 1947-1975 a romper com o conservadorismo, a negar a neutralidade profissional indicando que a ação profissional é inerente a uma direção ético-política e a apresentar o compromisso da profissão com os interesses e lutas da classe trabalhadora. Segundo expressa Maria Lúcia Silva Barroco (Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2005), esse Código representou uma inovação ao trazer para o campo ético a negação ao conservadorismo que a profissão vivia naquele momento, o amadurecimento teórico e político do Serviço Social após a recusa a herança conservadora a partir de movimentos da categoria como o Movimento latino-americano de reconceituação, o Movimento de Renovação brasileiro, a aproximação da profissão com a teoria marxista que permite a análise da vida social, política, econômica em sua totalidade e de forma crítica, e o próprio III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Social - "Congresso da Virada") de 1979 que ratifica o posicionamento ético-político da categoria em prol das classes subalternas. Portanto, o Código de 1986 é expressão do período de amadurecimento da profissão, de negação da "antiga" ética de cunho conservador, do compromisso da categoria com os trabalhadores a partir da crítica a realidade social e ao sistema opressor e explorador capitalista.


RESPOSTA: B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O código de ética de 1986 é o primeiro a romper com a concepção tradicional. A gênese desse processo segundo Barroco (2007) vincula-se à renovação do Serviço Social no Brasil, à politização de profissionais e estudantes nas lutas políticas da sociedade brasileira, e ao movimento de reconceituação Latino-americano. Sendo assim, a mais correta é a letra B.

Para quem participou do MESS pode lembra que o 1° ENESS realiado em Londrina tinha como tema: O Serviço Social e a realidade Brasileira. o gabatiro da questão é B

a) do compromisso com a classe trabalhadora num viés liberal de pactuação com a classe burguesa

 b)da inserção da categoria nas lutas da classe trabalhadora e de uma nova visão da realidade brasileira (gabarito)

 c)da inserção da teoria marxista, a partir dos estudos de Marx, no texto do Código de Ética Profissional (ainda aqui o marxismo era sem Marx) 

 d)de uma análise fundamentada da realidade brasileira a partir de estudos estatísticos sobre as expressões da questão social

 e)da inserção da categoria nas lutas da classe trabalhadora e de uma nova visão da realidade brasileira que criticava a presença do neoliberalismo.  (cód. de etica de 1993) 

O código de etica de 1986 tinha caracteristicas de ruptura com o conservadorismo e foi expressão de conquistas e ganhos atraves de dois procedimentos: a negação da base filosófica tradicional, conservadora, norteada pela neutralidade e a afirmação de um novo perfil profissional tecnico, não mais um agente subalterno e apenas executivo, mas um profissional competente, teórico, tecnico e politicamente .

(Serviço Social para Concursos - Profª Conceição Costa.  

BARROCO, Maria Lucia; TERRA, Sylvia. Código de Ética do/a assistente social comentado. São Paulo: Cortez, 2012. 

Pg, 9

"Foi, portanto, na conjuntura sócio-histórica de luta pela conquista do Estado de direito e pela vigênia da democracia política que se efetivaram iniciativas coletivas de reflexão e de luta em busca de um projeto profissional direcionado aos interesses da classe trabalhadora e à crítica ao conservadorismo e suas implicações na vida social e profissional".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo