O fígado, a maior glândula do corpo, com massa corporal de c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2434078 Nutrição

O fígado, a maior glândula do corpo, com massa corporal de cerca de 1.500 g, é de primordial importância sendo impossível sobreviver sem ele. As doenças hepáticas podem ser agudas ou crônicas, hereditárias ou adquiridas; elas podem afetar diversas partes do metabolismo humano devido às múltiplas funções do fígado. Sobre as doenças hepáticas e suas consequências, analise as afirmativas a seguir.


I. Ocorre alteração no metabolismo de carboidratos, visto que o fígado armazena a glicose e a devolve ao sangue quando as concentrações de glicose tornam-se baixas. Ele também produz glicose, pela gliconeogênese, a partir de ácido láctico, aminoácidos glicogênicos e intermediários do ciclo do ácido tricarboxílico.

II. Acarreta em diminuição da síntese dos fatores da coagulação, como fibrinogênio e protrombina; altera produção de proteínas séricas, como albumina, alfaglobulina, betaglobulina, transferrina, ceruloplasmina e lipoproteínas

III. Há importantes vias metabólicas das proteínas no fígado. A transaminação e a desaminação oxidativa constituem duas destas vias que convertem aminoácidos em substratos, que são utilizados na produção de energia e de glicose, bem como na síntese de aminoácidos não essenciais.


Está correto o que se afirma em

Alternativas