Sobre a Vacina BCG, analise os itens e posteriormente assi...
I - Poderá ser administrada por via intramuscular caso o paciente apresente peso inferior a 2 kg.
II - Crianças que foram vacinadas e que não apresentem cicatriz vacinal após 6 meses deverão repetir a dose, em duas etapas/fases: a primeira por via subcutânea; a subsequente por via intradérmica.
III - As doses de reforço deverão ser administradas por via subcutânea, a cada 10 anos, até os 70 anos para homens e 80 anos para mulheres.
IV - O volume de cada dose corresponde rigorosamente a 1,0 mL.
V - Deverá ser administrada necessariamente por via intradérmica. VI - O esquema de vacinação corresponde a dose única aos 7 anos de idade, preferencialmente no músculo deltoide direito, para acompanhamento/monitoramento da cicatriz vacinal.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Apenas o item V está correto.
A questão aborda o tema da vacina BCG, que é utilizada na imunização contra a tuberculose. É essencial compreender os aspectos relacionados à administração, dosagem e esquema vacinal dessa vacina para responder corretamente.
Item I: Não está correto. A vacina BCG é administrada exclusivamente por via intradérmica, independentemente do peso do paciente. Não se usa a via intramuscular para a BCG.
Item II: Incorreto. Crianças que não apresentam cicatriz vacinal após 6 meses devem receber uma nova dose, mas não há especificação de etapas/fases e vias diferentes (subcutânea e intradérmica). A revacinação é feita por via intradérmica.
Item III: Incorreto. A vacina BCG não possui doses de reforço periódicas. A recomendação é de apenas uma dose ao nascimento, sem reforços a cada 10 anos.
Item IV: Incorreto. O volume de cada dose da BCG é de 0,1 mL, e não 1,0 mL.
Item V: Correto. A vacina BCG deve ser administrada necessariamente por via intradérmica.
Item VI: Incorreto. O esquema de vacinação da BCG é uma dose única, preferencialmente ao nascimento. A aplicação no músculo deltoide direito não é uma prática recomendada, pois a via correta é intradérmica, geralmente no terço superior do braço direito.
Esses pontos destacados são fundamentais para a prática da imunização na enfermagem e a correta administração da vacina BCG.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito errado. BCG é administrada ao nascer por via ID.
Gabarito errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo