Considerando que a psicologia institucional e comunitária de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475200 Psicologia
Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue o  item. 

Ao utilizarem a afetividade para adequar o trabalhador às suas demandas, as instituições prejudicam a saúde mental do indivíduo e dificultam a adesão aos programas de higiene mental.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C – Certo

Vamos entender melhor essa questão. A psicologia institucional e comunitária foca na análise dos conflitos e relações de poder dentro dos contextos sociais. Ao analisar o enunciado, percebemos que o foco está no uso da afetividade pelas instituições.

Em muitas instituições, a afetividade é utilizada como uma ferramenta para moldar o comportamento dos trabalhadores de acordo com as demandas institucionais. O problema é que essa prática pode prejudicar a saúde mental dos indivíduos, pois envolve manipulação emocional e pressão para se conformar com normas que podem ser prejudiciais ao bem-estar psicológico.

1. Utilização da afetividade: Quando a gestão usa a afetividade para alinhar os trabalhadores às suas demandas, cria um ambiente onde a pressão emocional pode ser intensa. Isso pode levar a um esgotamento emocional e mental, comprometendo a saúde mental dos trabalhadores.

2. Prejudicar a saúde mental: A manipulação afetiva pode resultar em estresse, ansiedade e até em depressão. Assim, os trabalhadores podem sentir-se emocionalmente exaustos e incapazes de lidar com as exigências do trabalho e da vida pessoal.

3. Dificultar a adesão aos programas de higiene mental: Programas de higiene mental são estratégias para promover o bem-estar psicológico. Quando os trabalhadores estão emocionalmente desgastados, a adesão a esses programas torna-se difícil, pois eles podem não encontrar motivação ou energia para participar.

Portanto, a alternativa que afirma que o uso da afetividade pelas instituições pode prejudicar a saúde mental e dificultar a adesão aos programas de higiene mental está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

 

A afetividade prejudica a saúde mental do indivíduo? Não entendi :/

Não adianta pensar as questões da banca de um único referencial.

O que prejudica o trabalhador é o uso da afetividade visando apenas responder às demandas da empresa, quando a afetividade faz parte de um processo de adaptação dialogado entre empregado e empregador não é prejudicial. É como se houvesse manipulação e chantagem emocional para que o empregado se adapte às demandas da empresa.

"Ao utilizarem a afetividade para adequar o trabalhador às suas demandas, as instituições prejudicam a saúde mental do indivíduo e dificultam a adesão aos programas de higiene mental."

Amigos, o que a questão nos faz pensar é como o uso da afetividade para adequar o servidor às suas demandas o leva à posição de servidão voluntária, e isto sim, prejudica a saude mental e adesão aos programas....

"meu chefe é tão gentil comigo que eu nem vou reclamar de fazer hora extra e não receber nada por isso. Participar de programas de saúde mental que me emponderam e me fazem perceber situações abusivas então; nem se fala... meu chefe é bonzinho"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo