Julgue os itens subsecutivos, acerca de design patterns.Em v...
Em virtude da característica de combinatoriedade, um padrão não permite a construção de outro padrão derivado.
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Alternativa correta: E - errado
A questão aborda o conceito de combinatoriedade dos padrões de projeto, também conhecidos como design patterns, no contexto da engenharia de software. Os padrões de projeto são soluções generalizadas para problemas comuns de projeto que os arquitetos e desenvolvedores de software enfrentam regularmente. Eles representam as melhores práticas adotadas pela comunidade de desenvolvedores e são utilizados como um meio de comunicar ideias de arquitetura de uma maneira eficiente.
Um dos aspectos mais poderosos dos padrões de projeto é a sua capacidade de serem combinados. Ou seja, um padrão de projeto pode ser usado em conjunto com outro(s) para criar uma solução mais robusta e adaptada às necessidades específicas de um projeto de software. Este conceito é chamado de combinatoriedade, e ele contradiz a afirmação feita na questão que sugere que um padrão não permite a construção de outro padrão derivado.
A capacidade de combinar padrões de projeto é fundamental, pois permite aos arquitetos e desenvolvedores criar soluções personalizadas que resolvam problemas complexos, aproveitando as vantagens de diferentes padrões. Por exemplo, o padrão Decorator pode ser combinado com o padrão Strategy para estender as funcionalidades de um objeto dinamicamente ao mesmo tempo que se permite que o comportamento do objeto seja alterado em tempo de execução.
Portanto, a afirmativa de que um padrão de projeto não permite a construção de outro padrão derivado é incorreta, e a alternativa E (errado) é a correta. Os padrões de projeto são intrinsecamente projetados para serem combinados e adaptados, criando assim novos padrões ou variantes que ajudam a resolver problemas de design de software de forma eficaz e elegante.
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Comentários
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Os Padrões de Projeto descrevem características comuns em projetos que devem ter, idealmente, as seguintes características:
(1) Encapsulamento : um padrão encapsula um problema/solução bem definido. Ele deve ser independente, específico e formulado de maneira a ficar claro onde ele se aplica.
(2) Generalidade : todo padrão deve permitir a construção de outras realizações a partir deste padrão.
(3) Equilíbrio : quando um padrão é utilizado em uma aplicação, o equilíbrio dá a razão, relacionada com cada uma das restrições envolvidas, para cada passo do projeto. Uma análise racional que envolva uma abstração de dados empíricos, uma observação da aplicação de padrões em artefatos tradicionais, uma série convincente de exemplos e uma análise de soluções ruins ou fracassadas pode ser a forma de encontrar este equilíbrio.
(4) Abstração : os padrões representam abstrações da experiência empírica ou do conhecimento cotidiano.
(5) Abertura : um padrão deve permitir a sua extensão para níveis mais baixos de detalhe.
(6) Combinatoriedade : os padrões são relacionados hierarquicamente. Padrões de alto nível podem ser compostos ou relacionados com padrões que endereçam problemas de nível mais baixo.
(Fonte: http://www3.mat.ufrgs.br/mediawiki/index.php/Design_Pattern)
Gabarito "E"Um Facade por exemplo pode ser usado com outros, Prototype por exemplo.
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