Releia o trecho a seguir. “[...] havia 15 que eram impossív...
“[...] havia 15 que eram impossíveis de solucionar [...]
Assinale a alternativa que apresenta a palavra que é acentuada pelo mesmo motivo daquela destacada nesse trecho.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que é sobre acentuação gráfica. O enunciado pede que identifiquemos a alternativa cuja palavra é acentuada pelo mesmo motivo de "impossíveis".
A palavra "impossíveis" é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo. De acordo com as regras de acentuação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), as paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas. Vamos agora analisar as alternativas:
A - "[...] e muito mais frágeis a emoções negativas."
A palavra "frágeis" é acentuada pela mesma razão de "impossíveis": é uma paroxítona terminada em ditongo. Por isso, essa alternativa é a correta.
B - "[...] a ver suas emoções e experiências negativas como sinais de fracasso [...]"
A palavra "experiências" é acentuada por ser uma proparoxítona, ou seja, a sílaba tônica é a antepenúltima. Portanto, não é acentuada pelo mesmo motivo de "impossíveis".
C - "[...] poderíamos falar em serotonina e ocitocina [...]"
A palavra "poderíamos" também é uma proparoxítona, acentuada por ter a antepenúltima sílaba como tônica. Novamente, não é a mesma regra de "impossíveis".
D - "[...] e fez até discurso sobre a importância da felicidade [...]"
A palavra "importância" é uma proparoxítona, e segue a mesma regra de acentuação das alternativas B e C. Assim, não se acentua pelo mesmo motivo de "impossíveis".
Portanto, a alternativa correta é a A, pois "frágeis" é acentuada pela mesma regra que "impossíveis", ambas são paroxítonas terminadas em ditongo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A
IMPOSSÍVEIS - Paroxítona terminada em ditongo decrescente.
A) FRÁGEIS - Paroxítona terminada em ditongo decrescente.
B) EXPERIÊNCIAS - Paroxítona terminada em ditongo crescente.
C) PODERÍAMOS - Proparoxítona.
D) IMPORTÂNCIA - Paroxítona terminada em ditongo crescente.
Espero ter ajudado.
GABARITO: LETRA A
ACRESCENTANDO:
Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).
Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…
Regra de Acentuação para Oxítonas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...
Regra de Acentuação para Paroxítonas:
Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.
Regra de Acentuação para Proparoxítonas:
Todas são acentuadas. Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...
Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):
Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.
Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...
FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo